quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Limpar Portugal

Transcrição:

Executive Digest, Terça-feira, Fevereiro 23, 2010
As cidades de Guimarães e de Santa Maria da Feira acolheram, nas manhãs de 13 e 16 deste mês, respectivamente, as limpezas-piloto do projecto “Limpar Portugal”, onde mais de 50 voluntários removeram quase 20 toneladas de lixo depositado em espaços verdes.

Só em Guimarães, no monte Aldão, foram removidas e submetidas a triagem 16 toneladas de lixo com a ajuda de uma retroescavadora, um camião compactador e dois camiões pesados de caixa aberta disponibilizados pela Câmara Municipal.

Nesta acção experimental participaram mais de 30 voluntários, entre os quais esteve a Presidente de Junta de Freguesia de Aldão, Conceição Castro.

O Concelho de Guimarães já possui 360 voluntários registados no portal do”Limpar Portugal”, os quais querem ajudar a limpar as áreas florestais no próximo dia 20 de Março.

Para a coordenação concelhia da iniciativa este número deverá aumentar exponencialmente no grande dia, sendo esperadas cerca de 5 mil pessoas dispostas a contribuir para a remoção do lixo no concelho.

Em Santa Maria da Feira, cerca de 20 voluntários ajudaram a tratar uma lixeira de média dimensão no dia de Carnaval, conseguindo remover 3,5 toneladas de diversos tipos de lixo, separados no local, em cerca de 4 horas.

“Estes ensaios vêm afinar o planeamento logístico e a orientação do trabalho voluntário de cidadãos que irão varrer a paisagem e a floresta portuguesa de lixeiras ilegais no grande “Dia da Limpeza”, refere Paulo Pimentel Torres, da coordenação nacional da iniciativa.

O Projecto Limpar Portugal nasceu da iniciativa de três amigos, que constituíram um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de particulares e entidades públicas, remover todo o lixo depositado ilegalmente nos espaços verdes nacionais no próximo dia 20 de Março.

A um mês do dia “L”, o projecto conta já com 30 mil cidadãos voluntários, para além do Governo, da Igreja católica e de várias escolas, universidades, grupos de escuteiros e autarquias, entre outras instituições públicas e privadas.

Para mais informações e fotografias: www.limparportugal.org

NOTA: O bom povo português está consciente da necessidade de preservar o ambiente, de respeitar a Natureza, e propõe-se activamente corrigir ERROS COMETIDOS
NEGLIGENTEMENTE E IMPUNEMENTE PELOS AUTARCAS INCOMPETENTES.

1 comentário:

Graça Pereira disse...

Obrigado por ter estado na palhota do Zambeziana...Agradável surpresa que só vi esta manhã mas que a mim me deu muita alegria.
Gostei do seu blog e cá estou, na certeza que nos encontraremos mais vezes.
Um beijo
Graça