sábado, 13 de fevereiro de 2010

Manifestação em apoio de Sócrates

SMS convoca manifestação de apoio a Sócrates para dia 20
Diário Digital. sábado, 13 de Fevereiro de 2010 | 17:45

Uma mensagem de texto anónima está a circular entre os militantes socialistas a convocá-los para uma manifestação de apoio a José Sócrates na Alameda Fonte Luminosa, em Lisboa, pelas 15:00 horas, no próximo dia 20. «Vamos repudiar esta campanha suja contra o PS e contra Sócrates», anuncia.

«Vamos de novo encher a Alameda Fonte Luminosa», onde, no Verão de 1975, o PS, então liderado por Mário Soares, fez um grande protesto contra o PCP, num momento considerado histórico para os socialistas. «Está na hora do PS se unir e combater esta baixa campanha, urdida pela direita dos interesses!», continua.

«Um partido que sempre lutou pela democracia e liberdade não pode aceitar calado este ataque sujo! Vamos repudiar esta campanha contra o PS e Sócrates e mostrar bem altas as nossas bandeiras. Divulga», pede ainda a SMS, que já é do conhecimento do PS, que afirma desconhecer a sua origem.

«O PS não tem nada a ver com isso», declarou a assessora de imprensa do partido, Catarina Faria, de acordo com a edição electrónica deste sábado do jornal Público.

NOTA: Será que assim se conhece a força do PS??? Se houver mais do que os 20% dos eleitores inscritos, tantos quantos teve nas legislativas, fica provado que manteve o seu eleitorado, embora pouco representativo! Fazem bem em aproveitar a liberdade de reunião e de manifestação, enquanto não a retirarem como estão a fazer à liberdade de expressão e de opinião.

8 comentários:

Diogo disse...

Se fosse para o agarrar pelos colarinhos, enfiar-lhe um valente par de murrros e enfiá-lo num calabouço, poderiam contar com a minha participação. Em nome da democracia.

Mentiroso disse...

Não parece que o partido tenha necessidade de manifestações a seu favor. Pelo menos as sondagens – que nem sempre dizem a verdade – mostram um aumento de apoio ao partido. E mau, mas nesta altura também não são melhores. Repare-se como o PSD e o CDS se esforçam por evitar eleições para já, o que para eles seria fácil de provocar.

Afinal, o Bicho da Madeira é quem ainda diz melhor: Nada disto (de tudo o que se passa) se passaria num país democrático. E também diz bem que a culpa é do povo, que nem valores tem. O mal é geral e é como sempre tenho escrito: a culpa é do povo. No entanto, também a desinformação jornaleira foi quem desmiolou a população. Ninguém sabe nada de nada, ainda que todos acreditem que sabem tudo e que ninguém os engana. Pobres parvos.

A. João Soares disse...

Caro Diogo,

Certamente, há muitos portugueses a pensar da mesma forma, mas será sempre melhor uma forma pacífica de resolver o problema e essa solução está nas mãos dele. Já a devia ter utilizado no caso das habilitações literárias.

Penso que valerá a pena reflectir no significado deste gesto de desespero do náufrago que se agarra a qualquer coisa que boie na esperança de se salvar. O SMS é fruto de maldade ou de uma mentalidade que reconhece que os governos de Sócrates lançaram o País numa crise social e política pior do que o PREC e recorrem a uma tábua de salvação que precede o afogamento, o suicídio.

Mas, como já disse há dias noutro local, Sócrates está a dar um sinal de não ter dignidade nem honra (pois de outra forma já teria saído antes de ter tanto desgaste) e isso não é só culpa dele mas, principalmente, dos tachistas que ele alcandorou a postos acima do seu valor e que temem ser desalojados. O Vara, o Rui Pedro, os Penedos e outros yesmen tudo farão para o agarrar à cadeira até ao último suspiro. Usam-no em proveito próprio, enquanto puderem.

Nisso, António Guterres e Ferro Rodrigues foram mais sensatos e souberam sair antes de ficar desfigurados na sua dignidade.
Mas Sócrates tem desperdiçado muitas oportunidades e não é a Fonte Luminosa que lhe vai restaurar a auréola já muito oxidada, escura e sem a mínima luz.

Não é fácil ser bom político quando se rodeia de uma alcateia que só pensa em se fartar, sem usar de valores éticos, morais, cívicos.

Um abraço
João

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,

Não podemos ser tão optimistas quanto aos resultados de sondagens. Um facto concreto e oficial é o resultado das legislativas em que cerca de 80% dos eleitores inscritos nos cadernos eleitorais disseram NÃO a Sócrates, tendo o PS apenas cerca de 20%.
Por isso a manifestação referida não seria muito favorável ao PM, como disse no comentário anterior.
Independentemente das opiniões de «sábios» comprometidos, a situação do País está muito mal em todos os sentidos e, agora, agravou-se com as notícias mais recentes, que tudo leva a crer não serem as últimas.

Um abraço
João

Mentiroso disse...

essa solução está nas mãos dele. Já a devia ter utilizado no caso das habilitações literárias.
Não era altura apropriada, pois que tinham a maioria. Agora seria, mas não querem que parta deles. Já lhe escrevi isto há uns meses e entretanto o caso tem apenas amadurecido, mas não devem esperar que apodreça.O povo, mesmo profundamente atrasado e estúpido (viu-se nas 2 últimas eleições), alguns já descortinam algo, lê-se nos comentários dos jornais, todavia longe do suficiente.

A questão dos governos nunca serem sempre representativos (os seus «20%»), já escrevi muito sobre isso.

Não foi por qualquer coisa semelhante que o António Guterres saiu e o Ferro Rodrigues não era um governo inteiro; não são comparáveis.

O grande problema está longe de ser o PS ou qualquer outro partido em particular, mas todos em conjunto e inclui toda a população. O que o Bicho da Madeira disse, por muitas asneiras a que ele nos tenha habituado, é que é a verdadeira causa do problema. Que o povo esteja tão atrasado, isso deve-se na sua maioria aos jornaleiros desinformadores. Ninguém sabe ou conhece as mais simples regras da democracia (culpa dos donos do 25 de Abril) nem do que se passa e como se vive e se comporta nas democracias.

Tudo, incluindo a própria justiça, está dominado por rascas e corruptos. Sendo assim, nem é de impossível que o Sócrates possa estar inocente, que ninguém tem provas jurídicas suficientes para o acusar, é tudo no ar, e uns, com razão ou sem ela, podem sempre dizer que os outros mentem; dos dois lados.

Que se passaria, nestas condições, se se provasse que era tudo orquestrado pelo PSD? Aliás, não seria de admirar, visto quem o compõe actualmente, como falam, as propostas que apresentam, como trataram o orçamento (veja o meu post), etc. De admirar?

Devido ao estado geral, qualquer que seja agora o resultado vai ser uma enorme bronca. Quem não se vai admirar serão os observadores dos outros países. Se ouvirmos ou lermos os seus comentários, compreenderemos que tudo do género há muito esperam desta estrumeira. É um nojo de podridão roubalheira, estupidez e de aproveitamento abusivo.

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,

A sua análise e o diagnóstico do actual regime está correcto, o que era de esperar de uma pessoa esclarecida que pensa com profundidade neste tema e o tem escrito de forma bem explicada.

E urgente, imperioso, que sejam decididas as terapêuticas mais ajustadas para ultrapassar o atraso do País. O povo deverá ser elucidado, esclarecido, para que compreenda melhor o que se passa e exerça da melhor forma o seu direito e dever de cidadania.

Realmente, na política não há regras morais. Paulo Rangel, numa palestra no Alto Alentejo, no Verão passado, disse que já Machiavel dizia que ética e política não se conjugam, não coexistem, não convivem. E é esta pouca vergonha!!!

Eles estão lá apenas para se governarem e não para governarem o País em benefício dos portugueses. Usam espertezas tendentes a preservarem o poder, mesmo que tenham de engolir muitos sapos vivos.

E os cidadãos? De que esperam para
tratarem os dentes dos incompetentes eleitos, à semelhança do sucedido com Berlusconi?

Abraços
João

A. João Soares disse...

Sobre este tema é interessante o seguinte artigo do Jornal de Notícias:

35 ou 36 anos depois
JN. 100215. 00h30m, Por Manuel António Pina

"Vamos de novo encher a Alameda da Fonte Luminosa", propõe-se uma melancólica mensagem SMS que por aí circula invocando os idos de 1975, quando o PS de Mário Soares, liderando todo o espectro político não comunista, levou 100 mil manifestantes àquele lugar.
Desta vez o objectivo é desagravar Sócrates pela "baixa campanha" de que estará a ser vítima. Há dias, a manifestação de fatiota branca "pela liberdade" não reuniu mais do que umas dezenas de pessoas, mirones incluídos.

Mas manifestações de desagravo têm mais hipóteses de sucesso do que manifestações de desagrado. Esperar "de novo" 100 mil pessoas na Alameda talvez seja excessivo, mas pelo menos os 1361 já contemplados com cargos nestes pouco mais de três meses de Governo, e sobretudo todos os contempláveis que se encontram em fila de espera, não deixarão decerto de querer aparecer na fotografia.

O problema das manifestações de desagravo é que são de mau prenúncio. A última de que me lembro ficou com o ominoso nome de "brigada do reumático" e juntou, em 1974, uma ou duas dezenas de luzentes e medalhadas fardas no gabinete de Marcelo Caetano.

Anónimo disse...

Parece que estes socialistas (nomeadamente os tais mil e tal boys)além de quererem apoiar o seu chefe, querem tb dar uma mãozinha ao lobbye gay, pois está anunciada uma manif nessa data 20 Fevereiro (próximo sábado)em defesa do casamento normal.
Mas se calhar até pode sair-lhes o "tiro pela culatra", pois o despique talvez lembre à maioria do povo que não deve ficar em casa e comparecer no Marquês de Pombal, em vez da Alameda.
Manuel Bernardo - 15-2-2010