quinta-feira, 18 de março de 2010

Estudantes premiados

Toda a gente se queixa da degradação social, da violência nas escolas, na superficialidade dos jovens, mas há poucos gestos positivos de enfatizar os casos de valor de mérito que podem servir de exemplo e estímulo. À semelhança do que aqui tem sido feito em outros casos exemplares, não se perde a oportunidade de exaltar este.

Notícia do Correio da Manhã fala dos três melhores alunos de 2009 do ensino secundário que foram premiados pela ministra da Educação, Isabel Alçada, na Academia das Ciências de Lisboa cabendo a cada prémio cinco mil euros.

Foram premiados:
-Lígia Santos com o prémio Pedro Nunes, melhor a Matemática,
-Teresa Neves com o prémio Padre António Vieira, melhor em Português,
-Pedro Espírito Santo com o prémio Alexandre Herculano, melhor em História.

Tiveram todos 20 valores nas disciplina em que foram premiados e também conseguiram 20 na média final do Secundário.

Segundo as declarações de cada um ao jornal, o segredo do seu êxito resulta de atenção nas aulas e apoio próximo de pais e professores. Foram unânimes em que essa é a receita para o sucesso na escola. Não sendo necessário ser «marrão» e privar-se do convívio com os amigos e das distracções próprias da idade

2 comentários:

Fê-blue bird disse...

Vale a pena sem dúvida exaltar e encorajar jovens assim, gostávamos também é de ver continuidade nessa exaltação.
O amigo sabe do que falo!
Um beijinho

A. João Soares disse...

Cara Fê,

Não sei claramente ao que se refere. Mas há muitos assuntos a que pode ser aplicado este exemplo. SE puder dar uma visita ao arquivo do blog encontra muitos exemplos aqui exaltados e há sugestões para os momentos anuais em que são distribuídas comendas, sejam aproveitados para elogiar os portugueses que, nos vários sectores da vida nacional, agem para tornar Portugal mais rico e moderno, e não se cingir aos artistas do ócio aos do futebol, além da política e da troca de favores a empresários que fazem o jeito ao Poder.

Um abraço
João