sábado, 8 de maio de 2010

A crise exige risco bem calculado

Transcrição do blog A Tulha do Atílio

A revolta do Presidente da AMI

(…) O presidente da AMI, visivelmente emocionado com o apelo que tenta lançar aos economistas presentes no Funchal, pediu mesmo que "pensem mais do que dois minutos em tudo isto". Para Fernando Nobre "não é justo que alguém chegue à sua empresa e duplique o seu próprio salário ao mesmo tempo que faz uma redução de pessoal. Nada mais vai ficar na mesma", criticou, garantindo que a sociedade "não vai aceitar que tudo fique na mesma". (…)

(…) No final da sua intervenção, Fernando Nobre apontou baterias a uma pequena parte da plateia, composta por jovens estudantes, citando para isso Sophia de Mello Breyner. "Nada é mais triste que um ser humano mais acomodado", citou, virando-se depois para os jovens e desafiando-os: "Não se deixem acomodar. Sejam críticos, exigentes. A vossa geração será a primeira com menos do que os vossos pais". Fernando Nobre ainda atacou todos aqueles que "acumulam reformas que podem chegar aos 20 mil euros enquanto outros vivem com pensões de 130, 150 ou 200 euros... Não é um Estado viável!

Sejamos mais humanos, inteligentes e sensíveis".


Agora em Viana do Castelo voltou a dizer: (…) "Acho que vale a pena pensarmos antes de mergulharmos, porque uma vez o mergulho feito é irreversível. A questão dos 10 estádios de futebol no nosso país [para o Europeu de 2004] já foi prova cabal que, por vezes, avançamos para enormes investimentos sem termos acautelado a sua rentabilidade e a sua sustentabilidade". "No que diz respeito ao momento actual, temos de pensar duas ou três vezes antes de fazermos o mesmo tipo de investimento".(…)

(…) Para o candidato presidencial, é preciso gerir o país "como cada um de nós gere as suas famílias". "Todo e qualquer investimento tem de ser pensado, repensado. E sinto-me recompensado porque até o próprio ainda governador do Banco de Portugal veio alertar sobre essa matéria. Por isso, vamos pensar, com cabeça, tronco e membros, o que é que importa exactamente para o país e para o seu futuro",disse ainda.

Sem comentários: