segunda-feira, 17 de maio de 2010

Políticos com personalidade e coragem

Há dias apareceu a notícia de que «o ex-vice-presidente do PSD Manuel Castro Almeida esteve isolado na reunião do Conselho Nacional social-democrata, votando contra um eventual aumento de impostos». Depois, António José Seguro mostrou mais uma vez a sua coragem de raciocínio e «avisou que PS vai ter de discutir governação».

Agora surge a notícia de que Paulo Pedroso dis se que a subida do IVA é "decisão insensível". «O ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade lembra que, "no cabaz de compras das famílias de menores recursos, há mais produtos de IVA de 5%". "Se tivéssemos mantido a taxa de 5% e subido a de 20% para 22%, teríamos a mesma receita fiscal, mas estaríamos a taxar mais os consumos mais típicos da classe média e média alta, e menos típicos das classes média baixa e mais desfavorecida"».

Até os notáveis do PS já se manifestam abertamente contra as medidas pouco sensatas do executivo. Já não é apenas o Presidente da Cáritas, o candidato a Belém Fernando Nobre, ou Manuel Castro Almeida ou o deputado António José Seguro. A coragem e a sensatez começam a sobrepor-se à obediência ovina e à fidelidade canina. Já aparecem seres humanos racionais, inteligentes e com personalidade, o que deve constituir uma esperança para o Portugal de amanhã.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Manifestam-se contra - como o Poeta Alegre recorrentemente faz - mas depois votam com eles.


Abraço

I.

A. João Soares disse...

Cara Isabel,

O post tinha a intenção de mostrar que a política seguida não está correcta, ou pelo menos não estará totalmente correcta e até os próprios estão em discordância.
Por outro lado apesar da arrogância dos partidos, eles não são monolíticos e, de quando em vez, há rasgos de coragem de uns que se cansam de ser ovelhas submissas e não receiam perder as benesses futuras. Quando se zangam as comadres descobrem-se as verdades e estes sinais mostram que as verdades irão aparecer.
Imagine o que acontecerá ao PS se começar a cortar benesses de «boys», como deve ser, para fazer face à crise. Se o sacrifício é exigido a todos os outros porque razão eles não os podem sofrer???
Mas nem há moralidade nem comem todos.

Beijos
João
Do Miradouro