segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Espanha combate a corrupção

Ficamos a saber que, ao contrário de Portugal, em Espanha há corrupção!!! Enfim, nem todos são perfeitos. Em Portugal não há memória de um político ter sido detido por «crimes de tráfico de influências, prevaricação, suborno e falsificação documental». Temos a dita de os nossos políticos serem impolutos, impecáveis, a não ser o conhecido caso dos robalos, mas nada que tenha dado origem a detenção.

Mas em Espanha, a notícia «Autarcas espanhóis detidos por suspeita de corrupção» diz que «segundo o Ministério do Interior espanhol, os agentes da Unidade de Delitos Económicos e Fiscais realizaram, no âmbito da "Operação Orquestra", oito operações de busca em autarquias e casas particulares na região da Corunha, das quais resultaram oito detidos, acusados de crimes de tráfico de influências, prevaricação, suborno e falsificação documental.

Entre os detidos encontram-se os presidentes dos municípios de Cee, de Finisterra, e de Mazaricos, aos quais se juntaram dois vereadores de Finisterra e três empresários da região.»

Colocando a ironia de lado, Portugal devia seguir os bons exemplos como este. Já se fala por cá há vários anos das propostas de João Cravinho para combater a «corrupção e o enriquecimento ilícito» mas nada de concreto se viu ainda, e muito menos detenções como estas. E talvez delas resulte condenações como tem acontecido em Países civilizados e desenvolvidos onde a Justiça funciona sem olhar à cor política dos infractores. Mas os próprios juízes se queixam do quadro legislativo que os impede de actuar com perfeição.

Para ler a notícia toda faça clic aqui.

Imagem da Net

Sem comentários: