quinta-feira, 24 de março de 2011

Extirpado o cancro vem a quimioterapia

Foi, enfim, extirpado o tumor maligno cujos efeitos estavam a ser demasiado dolorosos, não por falta de alertas e de sugestões de terapias que pareciam ser sensatas e prometiam ser eficazes, mas por fixidez de teimosias, arrogâncias, vista curta, opacidade das decisões, amiguismo, ostentação, suspeitas variadas de corrupção e enriquecimento ilícito, etc.

Agora, não acreditando em milagres, teremos que aguentar a recuperação da cirurgia para, depois , nos sujeitarmos à quimioterapia que costuma ser agressiva e causar sofrimento. Será bom que todo o pós-operatório seja conduzido com inteligência, sentido de Estado e olhos postos nas pessoas que sofrem os efeitos do estilo de governação, tal como mexilhão perante o mar a bater na rocha ou a relva dos estádios em tempo de jogo de futebol. De qualquer forma, a recuperação total demorará muito tempo, sempre mais do que desejado.

É opinião generalizada de que o défice sendo o resultado de uma subtracção entre a receita e a despesas e estando aquela já em limites demasiado causticantes para os contribuintes mais fracos e idosos, será sensato e mais racional combatê-lo através da redução das despesas com uma adequada reorganização da dimensão e do funcionamento da máquina administrativa, sendo prudente seguir, entre outros estudos, a lista apresentada aqui. Será também bom olhar para bons exemplos dos países amigos, como este e este.

Nunca deve deixar de se pensar nas pessoas e, principalmente, na herança pesada que já se criou para as gerações vindouras e que deve ser aliviada.

Imagem do Google

2 comentários:

Mentiroso disse...

Hmmm, um olhar muito benevolente sobre o assunto. O cancro está generalizado e o tu,mor central, de acordo com as opiniões europeias que os jornaleiros portugueses apenas têm diminuído mas não podem calar têm sido bem expressivas, incluindo ataques directos e frontais ao Vigarista-mor nacional que consideram mesquinho e traidor aos interesses do país. Como de costume, com os portugueses de tal modo confortavelmente anestesiados na sua miséria, a voz da razão vem de fora.

Que se vai passar agora? Só o aumento da miséria. Como recuperar quando o Cavaco destruir as fontes de riqueza do país? Mais aqui: Do Mau e do Pior, o Diabo (Cavaco) Que Escolha.

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,

Estou feliz por voltar a senti-lo entre nós, depois de uma longa ausência. E feliz também por o ver em plena forma com um estudo muito completo sobre o problema que nos apoquenta.

Mas a solução para esta crise não parece fácil, porque falta um estratega que organize, aponte os objectivos de forma clara e defina as estratégias a seguir desde a primeira fase até à estrutura posterior devidamente higienizada e tonificada para não se voltar ao mesmo mal actual. Para isso são também precisos outros jovens líderes dos grupos de acção. Para tais tarefas não são convenientes os activistas políticos para não se voltar aos mesmo vícios e manhas que nos levaram ao pântano actual.

Essa procura de solução é difícil e espera por jovens competentes e arrojados. O Che Guevara já morreu e não conseguiu ver a sua intenção devidamente concretizada.

Um abraço
João
Sempre Jovens