domingo, 20 de março de 2011

O Mundo pela paz

Perante a notícia de que Mísseis da coligação começaram ofensiva contra Khadafi, na sequência de decisão da ONU, com apoio da União Europeia, da Liga Árabe e da Unidade Africana, parece poder concluir-se que o mundo está no bom caminho, na defesa dos direitos humanos e da democracia e na luta contra ditadores e opressores das liberdades fundamentais. Este caso vai além de conflitos internacionais para entrar em assuntos internos de injustiça social em que se previam massacres acrescidos contra populações descontentes com governo iníquo.

Ao dizer isto, não contradigo o muito que aqui tenho publicado em defesa da paz pelas conversações, negociações e contra a guerra. Esta deverá ser a última medida depois de terem fracassado todas as tentativas pacíficas de solução para dificuldades de entendimento.

Quem, pesquisar nos meus blogs pelas palavras conversações, negociação e paz encontra variados títulos de que cito os seguintes, por ordem alfabética, para facilitar o trabalho a interessados mais carentes de tempo:

A Paz é possível
A paz do mundo sujeita a irresponsáveis
A Paz no Mundo será possível?
A Paz pelas conversações
Ambições vs. Direitos Humanos
Conversações em vez de Confronto
EUA preferem a diplomacia à guerra com o Irão
Forças Armadas em vias de extinção???
Guerra a pior forma de resolver conflitos
Negociações. Coreia do Norte abre uma porta?
Negociação em vez de guerra
Nobel da Paz. Negociação e Mediação
Nobel da Paz 2009
ONU, crise e paz internacional
ONU Paz e Justiça Social global
Paz pela negociação.
Pela paz, todo o esforço é útil
Qualquer guerra é uma tragédia evitável

Imagem do Google