Há 8 anos, os EUA invadiram o Iraque segundo a seguinte descrição da Wikipédia: «Assim, em 2003, norte-americanos e britânicos (com apoio de outros países), alegando que o Iraque detinha armas de destruição massiva, invadiram o Iraque, sem o aval da Organização das Nações Unidas, que não se convenceu com as "provas" mostradas pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, em total desrespeito à justiça internacional, e também com a oposição de muitos governos países ao redor do mundo e também da opinião pública mundial (incluindo os cidadãos dos Estados Unidos, Espanha e Grã-Bretanha), invadiram o Iraque».
Durante estes 8 anos de guerra, as armas de destruição massiva dos iraquianos não foram encontradas, o Presidente do Iraque foi cruelmente maltratado e morto, perderam-se muitas vidas e patrimónios pessoais, foi destruído património arqueológico, histórico, artístico e da estrutura económica e social do País. Mas, apesar de todos esses prejuízos causados na região que foi o berço da história, vem agora uma sugestão de indemnização a pagar pelo Iraque aos EUA!!! É incrível.
Vale a pena ler a notícia publicada no Yahoo News Congressista dos EUA diz que Iraque deve pagar os custos da guerra. Provavelmente será a anedota do século, pois será difícil que outra a suplante. O que seria lógico era a incriminação dos EUA pelo Iraque em tribunal internacional por todos os estragos que fizeram e a exigência de uma indemnização correspondente. Mas, na realidade, nem a ONU nem os tribunais seriam capazes de condenar os EUA, e de os considerar ao nível legal dos outros parceiros da ONU e das relações internacionais. Triste imagem da humanidade de hoje.
Imagem do Google
quarta-feira, 15 de junho de 2011
A Anedota do Século
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Esta notícia pôs toda a gente a reclamar contra a guerra no Iraque, muitos contras Bush e todos contra o congressista. Não só no Yahoo, mas por todo o lado Aqui vê-se um comentário onde se menciona que o responsável pela reconstrução do Iraque anunciou um roubo dos fundos de mais de 6 biliões de Dollars, o maior na história dos EU. Os ladrões estão por todo o lado. Por isso que, em Portugal também, urge poder controlá-los.
Esqueci-me de pôr o link de que faleiao fim do comentário:
http://www.huffingtonpost.com/2011/06/10/dana-rohrabacher-iraq-war-cost_n_875163.html
É um jornal da Pensilvânia, EUA, portanto nacional, mas onde comenta outra gente, como um canadiano muito interessante.
Enviar um comentário