quarta-feira, 22 de junho de 2011

Intelectuais são perigo social


Palavras de Eduardo Galeano que devem ser ouvidas com atenção.

4 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Tenho manifesta dificuldade em perceber o que quer esta gente que anda a praticar campismo no centro das cidades. Até porque esta malta não consegue dizer nada que se perceba, para além de banalidades e chavões desprovidos de sentido prático. Se calhar será necessário fumar qualquer coisita para conseguir apanhar a onda...

A. João Soares disse...

Kruzes Kanhoto,

Vale a pena ler todas as explicações dadas por Eduardo Hughes Galeano que é um jornalista e escritor uruguaio, nascido em Montevidéu, a 3 de setembro de 1940) e que é autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinando ficção, jornalismo, análise política e História.

Ele aceita o mundo actual como uma gravidez de um novo mundo. À juventude de hoje deve ser dada liberdade para criar o mundo em que há-de viver. É certo que pode errar nessa criação, mas os pais e avós também erraram demais na destruição do mundo que herdaram. E não são as pessoas das gerações que transformaram o mundo em pó que têm autoridade para criticar os jovens que tentam fazer o melhor, com generosidade e dispostos a correr riscos por uma boa causa. Sem dúvida nem todos são credores da nossa confiança, mas o mundo sempre evoluiu pela mão de elites que efectuaram uma boa liderança. Há que ajudar os mais válidos a fazer a reconstrução daquilo que foi destroçado pelas gerações anteriores.

Abraço
João

Mentiroso disse...

É apenas um indivíduo com um olho em terra de cegos. Não nasceram cegos, cegaram-nos e ele conseguiu escapar.

Está-se a formar uma onda de clamor em muitos países e até nos EUA. Lêem-se comentários nas suas discussões em que se vê isso. Vamos a ver onde vai dar. Se der uma continuada derrota para o partido que fomentou o que se passa, o Republicano da direita conservadora e que interpreta a constituição dos EU à sua conveniência corrupta, que gerou a riqueza das grandes empresas e a miséria do maior número de pobres num país que se diz avançado, talvez se consigam algumas emendas.

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,

Eduardo Galeano com estas palavras vem dar razão a uma ideia que defendi há muitos anos, que entre os «doutores», os catedráticos e os operários deve haver uns técnicos que que consigam dar utilidade prática às ciências. Realmente, uma sociedade apenas com sábios, os tais intelectuais sem sensibilidade para as realidades, não pode ir muito longe.

Depois do 25 de Abril impressionou-me ouvir e ler críticas negativas ao economista Pereira de Moura, cujos livros tinha estudado. E dizia-se que o pai, merceeiro transmontano se queixava porque nos livros de contas do estabelecimento, tinha a página Douve e a Houve, mas o filho ensinou-lhe a modernizar a contabilidade e depois, o negócio não melhorou e«quando houve-douve havia lucros agora que Deve Haver, não há nada!!!

Por isso os intelectuais sem bom senso, sem capacidade para interpretar as realidades são um perigo.

As mudanças que refere inserem-se no movimento sinusoidal de subidas e descidas e, de forma mais ou menos rápidas fazem que andemos de um extremo para o outro. As leis da física não prevêem que o pêndulo passe a manter-se no centro em equilíbrio. Não é essa a sua vocação.

E já há sintomas de os Estados e as Uniões como a Europeia e até a humanidade estar a deslizar para ditaduras. O grupo Bilberberg não deixa dúvidas dessa intenção.

E o que é grave é que de uma forma geral, as ditaduras iniciam com o aplauso de grande parte do povo que anseia por um salvador que as tire da crise. As pessoas vão aceitando tudo até que acabam por se saturar e o fim, passado mais tempo do que o desejado, acaba por ser um acto violento de uma minoria ainda não adormecida, ou recentemente acordada, que acha que não se pode aturar mais tirania. Mas o processo repete-se por outras formas.

O movimento sinusoidal é uma maldição, não se está sempre na amena primavera e temos que suportar o frio do inverno e o calor do verão!!!

Um abraço
João