domingo, 11 de setembro de 2011

Agricultura não sofre apenas com o IVA

A ministra da Agricultura visitou o cortejo etnográfico das Feiras Novas de Ponte de Lima e, perante a pressão dos vitivinicultores mostrou interesse em "ajudar o sector do vinho", dizendo que sensibilizou o seu colega das Finanças para a necessidade de não ser criado um enquadramento que desfavoreça este sector, que é muito importante para agricultura portuguesa". Aludia ao receio de o IVA do vinho subir para a taxa máxima.

É muito interessante que a Srª ministra se interesse pelo IVA do vinho, tal como se interessou em dispensar o uso de gravata nos gabinetes do seu ministério. Mas estes pormenores não passam de amendoins, no universo de problemas estruturais de que padece a nossa agricultura. E é necessário e urgente que sejam tomadas medidas de fundo pois, como ela própria diz, «a agricultura faz parte do desenvolvimento do país e tem um papel muito importante neste momento difícil. É uma área de crescimento económico, que dá mostras de grande vivacidade e que pode ajudar o país a crescer, a exportar mais e a importar menos»

Já no post O essencial e o secundário lhe foram apresentadas duas sugestões importantes para a reactivação da Agricultura, que se transcrevem:

«parece de maior prioridade e urgência reestruturar o actual sistema complexo de distribuição por forma a reduzir o número de intermediários, desde o produtor agrícola até ao consumidor final, que nada acrescentam ao real valor dos produtos alimentares e apenas lhes aumentam o preço. Valerá a pena comparar o preço médio de venda pelo produtor com o preço de compra pelos consumidores. O factor de multiplicação é espantoso.

E para reactivar a agricultura que tem estado adormecida há décadas, será conveniente difundir, em contacto directo e na área, noções de agricultura moderna e de escolha dos produtos a criar em cada zona, conforma as características dos terrenos e das condições climáticas. Os técnicos dependentes do ministério devem perder o receio de sujar as botas com pó e lama.»


As pessoas que vivem da agricultura e os portugueses com laços a ela, pelo menos como consumidores dos seus produtos, desejam e esperam muito êxito da Srª ministra na reestruturação das actividades económicas com incidência na vida dos agricultores e dos consumidores.

Imagem do Google

2 comentários:

Costa Braz disse...

Pode e deve juntar-se à reformulação estrutural o EMPARCELAMENTO há longos anos imperativo e pouco ou nada movimentado, por um lado por falta de coragem política, por outro por carência de motivações que vençam o anacrónico individualismo,muito romântico mas com desastrosos efeitos económicos.A AGROTEJO,associação de agricultores na Golegâ, é um exemplo positivo de esforço nesse sentido

A. João Soares disse...

Caro Costa Braz,

Obrigado por apareceres por aqui e deixares um comentário de muito interesse para quem viva ligado à Agricultura. Esta actividade de economia primária tem estado muito abandonada. Como dizia Kaulza de Arriaga, nas suas lições ao Curso Superior de Comando e Direcção, Portugal não é um país Agrícola, é um país pedrícola. Queria dizer que apenas temos duas ou três zonas de terrenos próprios para agricultura em boa escala, e a maior parte do país tem terrenos acidentados com muita pedra, impedindo uma agricultura industrializada e com bom rendimento.

Um abraço
João