domingo, 11 de setembro de 2011

Estudante premiado no estrangeiro

Transcrição :

Aluno português conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia
Público. 11.09.2011 - 17:59 Por Lusa

Diogo Maia e Silva, um dos quatro alunos portugueses a participar nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, na Costa Rica, conquistou a medalha de bronze, na primeira vez que Portugal foi premiado na competição.

“É um resultado absolutamente fantástico em que ele [Diogo Maia] teve um desempenho extraordinário, mas o restante grupo ficou a centésimas dos melhores classificados”, disse à Lusa José de Matos, coordenador nacional das olimpíadas, em que Portugal participa pelo segundo ano consecutivo.

Aluno da secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, e detentor do “Óscar” de melhor aluno do 12º ano daquela escola, Diogo Maia e Silva concilia os estudos com uma intensa actividade desportiva, integrando a equipa de natação dos Pimpões Cimai e tendo alcançado em 2011 os títulos de campeão nacional de 100 metros costas e vice-campeão de 200 metros costas.

O grupo (escolhido entre 4000 alunos de 160 escolas para participar, entre os dias 5 e 11, nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia) integra ainda Beatriz Madureira, aluna do Colégio S. Miguel, em Fátima, Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa).

Os alunos, acompanhados pelo coordenador da iniciativa, deixam hoje a Costa Rica em direcção a Portugal, onde chegarão na segunda-feira à tarde.

Os objectivos das Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia são promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência, assim como estreitar laços de amizade entre os países participantes, fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências.

Portugal será o anfitrião das VI Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia, que, na primeira semana de Setembro de 2012 transformarão Cascais na “capital da Biologia”, recebendo delegações de todos os países do espaço Iberoamericano, desde Espanha ao Brasil, ou da Argentina ao México.

NOTA: Sobre este tema, ver Prémios justos ´merecidos ???!!! 

Imagem do Google:

Sem comentários: