sábado, 29 de setembro de 2012

Dinheiro público é mal gerido

Muito se tem falado das «gorduras do Estado» e da necessidade de as eliminar.

Recentemente, foram anunciadas algumas medidas contra as fundações e logo surgiram as esperadas reacções daqueles que se sentem lesados nos benefícios que vinham usufruindo. Em teoria e ideologia, é provável que todas as fundações tenham sido criadas para fins socialmente recomendáveis e usando métodos de gestão honestos, mas as realidades da sua existência, muitas vezes, ignoram as finalidades e as justificações visadas no momento da criação e tornaram-se pontos de fuga dos capitais do Estado, do dinheiro dos nossos impostos.

As notícias vindas a público mostram que a má gestão do dinheiro público acontece não apenas nas fundações (veja-se o post de 20 de Outubro de 2010 Fundação Cidade de Guimarães), mas também, de uma forma geral em milhares de actos públicos, principalmente nos contratos directos. Agora surge a notícia Câmara de Lisboa paga 19 mil euros a Mega Ferreira por estudo que já tem o que pode traduzir amiguismo ao amigo (Pesquisar no Google «CML – Antóno Mega Ferreira») por não ter sido reconduzido na presidência do CCB.

Torna-se urgente um esforço partilhado por todas as sedes de poder para reorganizar a sociedade, definir os destinos dos dinheiros públicos e fiscalizar rigorosamente as despesas públicas. Porque será que os ex-políticos e seus amigos e coniventes estão ricos, com pensões milionárias muitas vezes acumuladas e vários tachos???? Porque será que os políticos, apesar de terem cometido graves erros não se sentaram no banco dos réus???

Devemos meditar nesta tão grave situação que conduziu à crise em que nos encontramos, mas que não afecta os que beneficiaram com as causas que a ela conduziram, os quais continuam a querer colher o máximo com a sua continuação.

Imagem de arquivo

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

O dinheiro público é muitíssimo mal gerido. As Câmaras municipais são disso um dos melhores exemplos. E ao argumento patético de que são apenas responsáveis por zero virgula não sei quantos do défice contraponho apenas um número. Divida de dez mil milhões à banca e a fornecedores. Declarada, por a oculta ninguém sabe ao certo.

A. João Soares disse...

Caro Kruzes Canhoto,

Tem muita razão. Pois poderá ninguém saber ao certo quanto Presidentes e vereadores gastam com os seus carros, motoristas, cartões de crédito, actos faustosos e de ostentação, etc. mas as dívidas vão saindo a público como, por exemplo que foi fácil de recordar, a seguinte notícia

Câmara de Vila do Conde pede empréstimo de 15 milhões para dívidas

Abraço
João