quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Procurar assegurar o futuro

É costume dizer-se tanto mal da Comunicação Social, que devemos elogiar a iniciativa do Correio da Manhã, com este alerta para se procurar assegurar o futuro de PORTUGAL, já hoje em condições muito idênticas às de protectorado e que, se não se arrepia a recessão e se desenvolve a economia, poderá ter de sofrer a extinção completa.
Transcreve-se o editorial de hoje, com uma formatação que se pretende mais didáctica a fim de ser melhor assimilada pelos políticos, normalmente pouco dados à leitura:

Resgatar o futuro
Correio da Manhã. 21-11-2012. 1h00. Editorial

Os dados estatísticos confirmam que a demografia portuguesa caminha rapidamente para o precipício.

Um país cada vez mais envelhecido, com cada vez menos crianças e onde os jovens emigram, é um país sem futuro, em vias de extinção.

O poder político, submerso pelo caos da dívida e do défice, esquece-se do futuro e não sabe que a economia não passa da temperatura da demografia.

Esta bomba demográfica vai rebentar numa crise económica ainda maior, num país de velhos sem dinheiro para reformas e sem activos para trabalhar. É preciso inverter a tendência para salvaguardar o futuro.

O CM lançou este ano uma campanha simbólica de incentivo à natalidade nos concelhos do Interior mais despovoados. O ‘Viva a Vida’ é um grito de alerta. Mas é preciso mais, e o poder político tem um papel determinante.

Mas não é com subsídios que se resolve o problema.

As famílias precisam de receber fortes deduções em IRS por cada filho.

Por outro lado, a resposta social tem de ser mais eficaz, a oferta pública de creches deve ser maior, mais flexível e mais barata para as famílias.

É preciso haver infantários que estejam abertos à noite e aos fins-de-semana, quando milhares de mães e de pais são obrigados a trabalhar.

É preciso começar hoje a resgatar o futuro.


Imagem de arquivo

Sem comentários: