terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Saque a pensionistas e a trabalhadores

Transcrição de artigo que sublinha haver iniquidade perante o fisco, as exigências da austeridade e a voracidade do Governo, para o que já foi aqui dado um alerta em «Justiça Social ???»

Confisco geral
Correio da Manhã. 130108. 1h00. Por: Armando Esteves Pereira, Diretor-Adjunto

Os pensionistas que ganham acima de 1350 euros brutos, sujeitos à contribuição extraordinária de solidariedade, são particularmente penalizados.

Um estudo ontem divulgado pelo ‘Económico’ refere que as pensões mais altas em Portugal pagam três vezes mais impostos do que na Alemanha. Esta taxa e os cortes nos subsídios são as questões mais complexas que estão sob o crivo do Tribunal Constitucional. Mas os rendimentos do trabalho também sofrem alta pressão fiscal.

A sobretaxa e a mudança de escalões do IRS confiscam mais rendimento. Mas nesta República em que os mais ilustres senadores são pensionistas, parece que ninguém se preocupa com o saque sobre o trabalho.

Imagem de arquivo

2 comentários:

Zélia Chamusca disse...

Muito haveria para dizer sobre o maior crime que o Governo está a fazer - usurpar os pensionistas! O dinheiro dos pensionistas é dos pensionistas! O Governo pensa que está a fazer-lhes um favor. Não! Não está!
Apenas, pretendo, aqui, fazer duas referências de que ninguém se lembra de falar:

1º.- O dinheiro das pensões, das reformas já foram sujeitas aos impostos legais quando o trabalhador estava no ativo e descontou para a sua reforma;

2º. - Muitos dos reformados e pensionistas descontaram, para caixas de previdência privadas, exclusivamente para a sua reforma, independentemente de descontaram para a Segurança Social.
Não descontaram para manter os que estavam nessa altura reformados, não, descontaram exclusivamente, para a sua reforma, para a sua Caixa de Previdência Privada que, infelizmente, algumas foram recentemente integradas no Estado para que ele o Estado português gerisse estes fundos e pagasse ao trabalhador reformado, a maioria com 40 e 50 anos de descontos, para a Caixa Privada,repito, exclusivamente para a sua reforma.
Estes fundos passaram para a gerência do Estado para que pagasse ao ex-trabalhador sob a forma de pensão e não para lhes roubassem o que é seu.Exclusivamente seu e não do Estado!
Este é o crime mais hediondo que está a ser praticado por este Governo!

É bom que se fale nisto!

Zélia Chamusca

A. João Soares disse...

Cara Amiga Zélia Chamusca,

O seu comentário constitui um bom texto, bem informado e esclarecedor.
Saque é um termo correcto. Há quem prefira outros mais hostis e fortes.

De qualquer forma estamos a ser esmagados por tipos sem escrúpulos, sem sensibilidade para os problemas do povo mais carente.

Abraço
João