domingo, 7 de abril de 2013

QUANTOS SALÁRIOS MÍNIMOS GANHAS? E ELES?


Tem sido aqui defendido que os governantes, em vez de «garantirem» e «assegurarem» que pretendem estabelecer tectos salariais e de pensões a fim de reduzir as diferenças entre os mais ricos e os mais pobres, deviam passar a referir os salários em termos da quantidade de salários mínimos a que correspondem.

Para começar, devem ser os órgãos da comunicação social a utilizar essa equivalência. E é com agrado que nos jornais apareceram ontem dois casos que será desejável que sirvam de exemplo a seguir sistematicamente.

O presidente executivo da EDP, António Mexia, "segundo um relatório e contas da Empresa enviado à CMVM, recebeu 1,2 milhões de euros em 2012, mais o prémio plurianual relativo ao mandato de três anos anteriores, o que dá um total de 3,1 milhões de euros". Ou seja, nota o diário, "Mexia recebe o equivalente a 6391 salários mínimos nacionais".

Outra notícia a referir este «salário»:

Mexia recebeu 3,1 milhões

Outro caso do mesmo género:

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da elétrica portuguesa, Eduardo Catroga, "recebeu 430 mil euros em remunerações em 2012", o equivalente a 886 salários mínimos nacionais".

Outra notícia a referir este «salário»:

Eduardo Catroga recebeu pela EDP 430 mil euros em 2012

Imagem de arquivo