Gestores da dívida ganham mais que Cavaco e Passos
CM. 10 de Abri 2013, 12h49. Por: José Rodrigues
João Moreira Rato recebe por mês mais de 20 salários mínimos.
O presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), João Moreira Rato, foi autorizado pelo governo a ganhar 10 mil euros por mês - o que corresponde a mais de 20 salários mínimos de 485 euros -, um valor que é 3477 euros superior ao do próprio Presidente da República, e 5108 euros mais do que o vencimento do primeiro ministro.
O vencimento base de Cavaco Silva é de 6523 euros por mês. E o de Pedro Passos Coelho de 4892 euros.
O despacho de autorização foi assinado pela secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, que justifica a medida pela função de "especial complexidade técnica" exigência e responsabilidade, desempenhada por Moreira Rato.
Além de Moreira Rato, também os vogais do ICGP vão receber mais do que o Presidente e o primeiro ministro. A vogal Cristina Casalinho veio ganhar 6 998,45 euros por mês (mais de 14 SMN), e o vogal António Pontes Correia 7960,49 euros mensais (mais de 16 SMN).
O despacho publicado esta quarta-feira no Diário da República frisa que a estes vencimentos não acrescem despesas de representação.
O IGCP foi transformado em agosto do ano passado em empresa pública, razão pela qual o Governo entende que os seus administradores devem ganhar o mesmo que as empresas classificadas no grupo A.
NOTA: É compreensível, por fazer parte da elite do poder, por cumplicidade ou conluio ou conivência ou, no mínimo, familiaridade ou amizade. É tolerável porque trabalha muito mais horas que o trabalhador que recebe um SMN, usa uma enxada muito mais pesada, transpira muito mais, etc
E assim nos é dado a conhecer para que serve a austeridade e o sacrifício que ela nos impõe.
Imagem de arquivo
Hoje, nos EUA
Há 3 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário