domingo, 19 de maio de 2013

A DROGA MAIS PERIGOSA


Depois dos posts Dinheiro, a pior droga, THOMAS JEFFERSON SOBRE OS BANCOS e Sobre o dinheiro, um amigo disse que as moedas de menor valor não são sustentáveis porque os industriais as utilizam para fabricar anilhas com lucros exponenciais, limitando-se a vazá-las com punção, com preço de venda «éne» vezes superior ao da matéria prima.

E, no decurso da conversa, houve consenso em que o dinheiro é a pior droga, pior do que o álcool, ou o tabaco, ou a marijuana, ou o ópio , ou a cocaína, ou a morfina, ou o crack, etc Os maiores crimes são cometidos pela ambição de mais uns euros, ou uns dólares, etc. A grande maioria dos políticos, sem capacidades excepcionais, não abraçaram essa carreira por motivo de qualquer produto estupefaciente, mas sim pela ambição do poder do dinheiro, do enriquecimento fácil e rápido por qualquer forma. Repare-se na ausência de legislação eficaz para combater o enriquecimento ilícito ou a corrupção mas, pelo contrário, vê-se a crescente complexidade da burocracia que, como é do conhecimento geral, constitui origem de corrupção, praticada, por exemplo, para reduzir a poucos dias os dois ou três anos de espera por uma licença de construção.

As drogas tão criticadas na juventude não causam crimes tão graves e tão grandes problemas para a sociedade como o dinheiro, como deixou entender o terceiro Presidente dos Estados Unidos no texto referido aqui.

E, assim, não admira que se dê atenção a casos como os referidos nos posts atrás linkados ou nas seguintes notícias

Portugal caminha para «uma crise de regime»
Face Oculta como Angolagate ou Facturas Falsas ou...??
Justiça Social ???
Isaltino Morais
Duarte Lima

Parece poder concluir-se que, realmente, o dinheiro é a pior droga, a mais perigosa para a sociedade.

Imagem de arquivo

Sem comentários: