quarta-feira, 15 de maio de 2013

PIB ACENTUA A QUEDA

Caminhando para Sul nunca se chegará ao polo Norte.
Por mais palavras falaciosas de promessas e falsas esperanças, se continuarmos nesta descida vertiginosa para o abismo,, nunca sairemos da espiral recessiva.

Transcrição de artigo do Público de 15/05/2013 – 10:26:

PIB português caiu 3,9% no primeiro trimestre

Trata-se do recuo mais acentuado dos nove últimos trimestres de recessão que se registam desde o início de 2011.

INE destaca contributo positivo da procura externa no primeiro trimestre.

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional caiu 3,9% em volume no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2012, acelerando o ritmo de contracção da economia portuguesa. Trata-se do recuo mais acentuado dos nove últimos trimestres de recessão, que se registam desde o início de 2011.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), na estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, o PIB caiu 0,3% face ao trimestre anterior, entre Outubro e Dezembro de 2012. O desempenho da economia nacional dos primeiros três meses de 2013 é pior do que o previsto, por exemplo, pelos economistas da Universidade Católica, que tinham estimado uma quebra homóloga de 3,7% e para um recuo de 0,1% face ao trimestre anterior.

“A procura interna apresentou um contributo mais negativo para a variação homóloga do PIB, em resultado da diminuição mais acentuada do investimento, com destaque para o comportamento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em construção. Em sentido oposto, o contributo positivo da procura externa aumentou, refletindo principalmente a redução mais intensa das importações de bens e serviços”, refere o INE.

Imagem de arquivo

2 comentários:

Mário Relvas disse...

"Caminhando para Sul nunca se chegará ao polo Norte."

Caro AJS, lembre-se que a terra é redonda e sem bússula em busca do norte pode-se caminhar para sul e dar a volta até ao Polo Norte. Mas será uma tarefa hercúlea quando há caminho directo e mais curto se houver bússola -ou GPS!

Cumprimentos

Maria Cascais disse...

É pena que isto esteja assim, mas assim dá-me matéria para publicar nestes bloguinhos todos já que mais nada tenho para fazer senão esperar que chegue a horita:

Mentira!
A VOZ DO POVO
Do Mirante
Democracia em Portugal?
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
Alternativas
SÓ IMAGENS
SEMPRE JOVENS
Escorpião
Do miradouro
Foi por bem
SER(es) LIVRE(s), de LIBERDADE e ANTI-CORRUPÇÃO

É obra... fora o resto!! O que vale é a boa reformita não é? Será que vai ser taxada com 10 ou 20%?