domingo, 25 de agosto de 2013

REALIZAR O SONHO DE LUTHER KING


Há sonhos ou utopias que não devem deixar-se morrer, para que a luta pelos direitos das pessoas se sobreponha ao «culto dos ídolos efémeros» e se recuperem as «periferias sociais». E isso será possível se «cada um de nós fizer a sua pequena parte». Para isso transcreve-se o artigo:

Filho de Luther King apela para a continuação da luta iniciada pelo pai
Diário de Notícias 25-08-2013

 Martin Luther King III pediu ontem perante dezenas de milhares de pessoas a continuação da luta que a geração do seu pai iniciou há 50 anos, exactamente no mesmo local em que proferiu o discurso "I have a dream".

Luther King III, que seguiu exemplo do seu pai na defesa dos direitos civis, pediu aos manifestantes reunidos em Washington para não darem "sequer um passo atrás" na luta pelos seus direitos e disse que o sonho que Martin Luther King disse ter tido há 50 anos ainda está por realizar nos Estados Unidos.

"Estou aqui neste lugar sagrado sobre as pegadas do meu pai, comovido pela história intensa, mas mais do que isso gosto de saber que vocês continuam a sentir a sua presença, que continuam a ouvir a sua voz [de desejo de alcançar um sonho]. (...) Mas este não é o tempo para as comemorações nostálgicas, (...) é tempo para continuar a tarefa", afirmou.

Luther King III fez a defesa da reforma das leis da imigração, que se encontra atualmente no centro da discussão política nos Estados Unidos, sustentando que "deve ser adotada para que acabe o assédio que sofrem os irmãos e irmãs [sobretudo hispânicos] e para garantir-lhes o caminho da cidadania".

"Da mesma forma que estamos a recuperar da pior crise económica desde a Grande Depressão, os Estados Unidos precisam de um novo Plano Marshall para gerar empregos nas suas cidades, melhorar as infraestruturas e criar um estímulo económico", acrescentou.

Luther King III invocou também o "imperativo fundamental do amor", um poder a que se referiu o seu pai no célebre discurso há meio século, para apelar ao fim da violência traduzida por episódios como os tiroteios de Columbine ou Newtown.

"Se cada um de nós fizer a sua pequena parte, nas nossas casas, nas nossas igrejas, nas nossas escolas, nos nossos empregos, nas nossas organizações, se em cada um dos aspetos da vida tentarmos alcançar a causa da liberdade, de certeza que a alcançaremos. Seremos então todos livres", concluiu.

Imagem do Google

4 comentários:

Celle disse...

Esta luta não pode parar, todos nós devemos respeitar e colaborar iniciando a mudança por nós mesmos. Sempre nos alertando para que o dia a dia não nos absorva a ponto de nos esquecermos desta luta cotidiana!
obrigada!
celle

A. João Soares disse...

Cara Amiga Celle,

Por vezes, aparecem pessoas exageradas que pretendem a distribuição igual da riqueza nacional, isto é tanto para os que produzem como para os que nada fazem. Isso não é jussto e deve ter-se em atenção as palavras muito conhecidas «ganharás 0 pão com o suor do teu rosto». Cada um deve ter oportunidade de gerar o necessário para o seu sustento. Cad um deve ser remunerado em função do seu trabalho e da qualidade do desempenho e isso, forçosamente, cria diferenças.
O que é socialmente justo é que numa instituição, e num País, não haja diferenças escandalosas entre os que mais têm e os que nada ou pouco têm. Há que condicionar as remunerações de forma socialmente justa de forma a todos poderem viver com dignidade.
O mal é o valor absurdo dos abusos dos chefes que que se apoderam com valores ofensivamente múltiplos dos salários médios dos seus colaboradores. Todos devem ter direito a viver e manter a sua família em boas condições.

Beijo
João

Zélia Chamusca disse...

É importante manter vivo o sonho de Luther King e lutarmos por ele de acordo com a possibilidade de cada um de nós.
Grata, A João Soares, por lembrar este sonho inesquecível.
ZCH

A. João Soares disse...

Amiga Zélia,

Ninguém deve considerar-se dispensado de colaborar com as suas possibilidades para a melhoria do Mundo. Esta só pode ser conseguida se as pessoas se empenharem nesse elevado objectivo, preocupando-se com o grandes valores e não perdendo tempo com ninharias de coscuvilhice. Os grande problemas devem ser bem analisados para poderem ser resolvidos de forma consistente e correcta. Não devem ser encobertos pois dessa forma nunca se resolverão.
Os grande pensadores e lutadores como foi Cristo, muitos filósofos de várias épocas, Martin Luther King e agora o Papa Francisco, devem ser devidamente tidos em consideração pelas directrizes que nos apontam.

Os seus poemas também merecem ser aqui referidos por estarem sintonizados com as grandes ideias universais para uma humanidade mais harmoniosa e feliz.

Beijo
João