terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

REGIONALISMO À FRENTE DO GLOBALISMO

Regionalismo à frente do Globalismo
(Publicado no semanário O Diabo em 20-02-201899

A União Europeia, como qualquer iniciativa de regionalismo, poderá ser início de uma alternativa à fracassada intenção de um globalismo de todo o planeta. Para isso será necessário definir um conceito estratégico que supere as fracturas maiores mas não despreze a tarefa de conseguir um futuro desejável para os habitantes dos países membros e para as estruturas do poder em cada um destes.

É necessário definir a conjugação, ou mesmo centralização de poderes nas áreas da defesa, das finanças, da segurança, das relações externas, por forma a fortalecer-se perante eventuais ameaças internacionais. Mas, com base numa estratégia bem preparada e assumida, deverá resolver todos os conflitos pela via diplomática usando o diálogo e a negociação, evitando a violência catastrófica que ainda se pratica em várias partes do mundo, apenas com benefício dos fabricantes de armamento.

Com tal estratégia, esta iniciativa de regionalismo poderá ser seguida, com mais ou menos variantes, por povos vizinhos entre si, em todos os continentes, contribuindo para uma Humanidade mais harmoniosa e integrada em procedimentos éticos de conjugação de esforços para um futuro mais risonho.

Convém respeitar as tradições de cada Estado que não dificultem o crescimento do bom entendimento, a fim de as regiões poderem criar condições de harmonia e boa cooperação de forma à criação de um futuro auspicioso para toda a região e, em consequência, para toda a humanidade.
Esta perspectiva contraria as intenções do Club Bilderberg que pretende organizar o mundo numa ditadura única, mundial, utilizando as novas tecnologias de controlo de comportamentos, à nascença, para submeter a maior parte da população à total submissão de trabalho repetitivo e alguns poucos selecionados para tarefas de direcção e chefia.

O regionalismo, com uma boa estratégia, fomentará a inovação, a mudança e o desenvolvimento tecnológico, com incidência na economia e nos sistemas sociais. A mudança, à semelhança da Natureza, será uma constante, com vista à sustentabilidade, progressivamente, sem roturas nem sobressaltos. Para isso, as finanças evitam o défice, dando prioridade ao rigor e sensatez nas contas públicas e visando com persistência o crescimento da economia mas, sem deixar de dar atenção a problemas imediatos e conjunturais, dar prioridade à estabilidade e sustentabilidade. Em tudo isso, deve reforçar os incentivos à iniciativa privada, mentalizando os cidadãos de que a riqueza de um país é o resultado da cooperação de todos.

A mudança é permanente, como a das estações do ano, mas mais ou menos rápida, mais ou menos duradoura, mais ou menos justa e sempre adequada aos fins em vista, para criar a melhor qualidade de vida possível. Deve planear-se com os olhos num horizonte com alguns anos de distância, adequando o sistema financeiro, estimulando a inovação, o saber, a segurança, a defesa e exercendo uma pedagogia eficaz para estimular os mais jovens a prepararem o seu futuro.

É fundamental que todas as instituições e serviços públicos funcionem de molde a merecer a confiança dos cidadãos. Estes devem encontrar motivos bem fundamentados para confiar nas componentes da máquina do Estado. A transparência dos serviços públicos é indispensável, a verdade, a franqueza e a transparência devem ser constantes para inspirar o respeito dos cidadãos. A omissão de informações úteis e confiáveis gera a incredibilidade sobre o que os responsáveis dizem e prometem e impossibilita o crescimento desejável da economia. O segredo e Estado não deve baixar a assuntos de menor importância que não precisam de ser ocultados à população nem ser extensivo ao controlo da comunicação social, mas limitar-se a casos excepcionais que exijam segurança especial, perante graves riscos de perigo para os interesses nacionais ou regionais.

António João Soares
13 de Fevereiro de 2018

Sem comentários: