sábado, 25 de setembro de 2021

É DESEJÁVEL ESPERANÇA E OPTIMISMO

Public em DIABO nº 2334 de 24-09-2021, pág 16, por António João Soares

Há muita gente bem informada que pensa, escreve e publica que «vinte anos depois o mundo está mais perigoso», talvez se referindo aos efeitos da  destruição das torres gémeas, mas a verdade parece ser mais dilatada no espaço e vir a ser mais abrangente no tempo. Não gosto de ser pessimista, mas a realidade obriga-nos a dar a devida importância a certas tendências pouco salutares que estão a afectar a vida social pelo mundo fora. Há que fazer tudo para ultrapassar as causas de tal pessimismo e desenvolver sensação de esperança e de optimismo a fim de o futuro se tornar mais risonho e prometedor.

Muitas pessoas pouco informadas mas esperançadas na Providência Divina esperam que haja um milagre, mas Deus deseja que os homens, com a liberdade que lhes é dada, decidam sensatamente o destino da Humanidade. Por isso, cada passo, cada decisão, deve ser precedido de muita ponderação e sensatez.

Num livro de «conversas com Deus» editado há anos, o autor jornalista perguntou a Deus se faz milagres e a resposta foi negativa porque não quer alterar as leis da Natureza que foi bem estruturada. Conclui-se que os homens não podem adormecer e esquecer as suas responsabilidades porque, depois, terão o resultado das suas acções e das suas omissões.

Por isso, não são aconselháveis, actos de terrorismo nem permanentes tricas internas que acabam por afectar a vida sócio-política, o trabalho de empresas mais frágeis e, em consequência, a justiça social, a economia nacional e o desenvolvimento do País. A democracia (o povo é quem mais ordena) deve permitir e incentivar à participação nos actos eleitorais e, nos seus intervalos, fazer críticas adequadas, construtivas a fim de contribuir, democraticamente, para serem tomadas as melhores decisões, estudadas e estruturadas por forma a que as situações recebam o tratamento mais correcto com vista a obter efeito mais inteligente no presente e no futuro de médio e longo prazo. Há que evitar navegar à vista da costa, para não ser vítima de encalhes nos escolhos. Isto sempre a pensar em conseguir o melhor futuro de todos os seres humanos e da Natureza.

Todos temos que estar atentos, criticar e sugerir aos governantes e votar em gente competente e sensata. E esta prudência e sentido de responsabilidade e de amor ao país deve começar pelos governantes que devem constituir o melhor exemplo a seguir pelos cidadãos. Começa por deverem respeitar a função governativa e de administração pública, logo no momento da escolha de colaboradores em que deve haver a máxima garantia de que possuem boa preparação, experiência, respeito pela função e pelo seu efeito nas vidas dos cidadãos, principalmente dos menos favorecidos pela sorte que precisam de ser melhor preparados para merecerem sair do antro da fome e da pobreza.

 Ao admitirem-se funcionários públicos não se deve dar prioridade aos seus laços familiares ou ao partido de que é servidor, mas à sua capacidade de servir Portugal, acima de tudo, mesmo da sua vida e do seu próprio património. O exemplo mais notável da actualidade é o do Exmo Senhor Vice-Almirante Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, cujo trabalho tem estado a ser elogiado por muita gente séria e respeitadora dos portugueses e ninguém lhe refere partido ou ideologia ou religião. O seu respeito pelos portugueses, o sentido da responsabilidade das funções que assumiu e o objectivo do seu trabalho têm sido a sua preocupação. Tem provado ser um Português de muito valor e com muito mérito para bem da Nação.

Antes de encerrar o texto, topei um escrito que refere um mal que pode advir da má conduta de um governante que desrespeita a principal norma da democracia, priorizando a sua religião, a sua ideologia, o seu partido e os seus familiares e amigos e, com isso, regressa a um regime feudal há muito posto fora de moda, transformando esta desejada democracia que foi bem intencionada.

 


Sem comentários: