quinta-feira, 24 de maio de 2007

Cartão multibanco explora o cidadão

Conheço algumas pessoas que têm embarcado em decisões, sem reflexão séria e aprofundada, quando lhes telefonam para casa a aliciar com promoções, ou quando vão aos bancos e lhes impingem novos «produtos muito vantajosos». Ilusão! Ninguém (a não ser os amigos certos) nos telefonam para nosso interesse. O interesse é deles, isto é, da empresa que servem.

Há mais de duas dezenas de anos, os bancos a fim de reduzirem o número de empregados para menos de metade e, assim, aumentarem os lucros, ofereceram-nos, quase á força, o cartão multibanco, sem anuidade e sem qualquer taxa. As pessoas, relativamente depressa, aderiram a este meio de pagamento e inventaram imensos truques para memorizar o código. Numa progressiva aplicação de métodos científicos, passado algum tempo, quando as pessoas já estavam viciadas, dependentes do cartão, os bancos obrigaram ao pagamento da anuidade. E as pessoas, dependentes como já estavam, submeteram-se a essa extorsão. Entretanto, os bancos tinham reduzido o pessoal e fraccionaram-se em agências de dois ou três empregados por todas as ruas de cidades e vilas e obtiveram lucros cada ano mais elevados, apesar da crise do País.

Agora, depois de terem aumentado o custo dos cheques, propõem-se cobrar uma taxa por cada utilização do cartão. O recente aumento do custo dos cheques não foi por acaso, pois serve para dissuadir muita gente a regressar a esse modo de pagamento, já pouco usado, sendo obrigada a aceitar o ónus do cartão.

Mas, senhores utentes, não se esqueçam que se torna mais prático e vantajoso regressar ao modo de pagamento antigo, através de dinheiro, em notas e moedas. Vale a pena experimentar e, quando chegarem à conclusão de que é prático e económico, porque não transferem parte das vossas poupanças para os bolsos do administrador bancário para quem não há crise, irão continuar essa independência dos cheques e do cartão. E, se muitos seguirem esta sugestão, obrigarão os bancos a admitir mais pessoal, reduzindo o desemprego que grassa no País, e a tratarem os clientes como pessoas.

Está nas nossas mãos um poder não negligível que devemos utilizar para evitarmos sermos explorados descaradamente. Bastam os políticos, para nos secar os bolsos!!!

O facto de os bancos estarem conluiados com os restantes da União Europeia, em nada invalida a reflexão atrás exposta. Tudo é concertado entre eles contra os cidadãos desprotegidos.

7 comentários:

Peter disse...

Acabo de acrescentá-lo aos n/links e indicá-lo para o prémio "Blog com tomates".
Veja em:
http://blogcomtomates.blogspot.com
e procure em Belzebu, que foi quem indicou o n/blog.

Quanto ao assunto do seu "post" já lhe forneço mais elementos que tenho em arquivo.

Peter disse...

Taxas Multibanco

Petição contra as taxas do MULTIBANCO

Agir contra as taxas de Multibanco que vêm aí
Só para fazer levantamentos no Multibanco vão passar a cobrar-nos 1,50 € (300 escudos na moeda antiga), apesar dos lucros exorbitantes que continuam a ter. Só no ano passado 40%

Temos que voltar a usar cheques e obrigar os bancos a contratarem mais pessoal para os balcões e entregar os nossos cartões. É só uma questão de hábito. Dantes não havia e a vida funcionava na mesma, não era?

Hoje em dia existem payshops em toda a parte, para as ditas despesas que ainda pagamos através de Multibanco.

Quem quiser, assine em LETRAS BEM GORDAS e reencaminhe para o maior
número de pessoas.
Assina a petição contra as taxas de Multibanco e passa a informação
para os teus contactos:

http://www.PetitionOnline.com/bancatms/

Exerce o teu direito à INDIGNAÇÂO

É um assunto que interessa a quase todos nós.

Assina também!

Meg disse...

Acho bem esta iniciativa.
Não havia Multibanco na altura, senão constaria na lista dos exploradores, no Sermão aos Peixes, do Padre António Vieira.
Um abraço amigo

Anónimo disse...

Na verdade caro João Soares, tudo não passa de mais do mesmo.
A incompetência premida é abrangente em Portugal, onde se faz gato sapato dos Portugueses.

Estou pronto para fazer uma "greve" à utilização do multibanco, assim venham mais.Unidos numa frente contra o abuso do cidadão que come e cala.Os bancos despediram pessoal, têm menos custos e ainda nos querem por a pagar as máquinas que lhes dão um lucro extraordinário...
País cego, surdo e mudo, que caminha para o FIM!

GRITEMOS BASTA!

Se fosse o tio Sampaio, que agora se apressou a dar a carita pelo António Costa, que fugiu do governo, prara as leições da CML, no tempo do Santana Lopes já estavam convocadas novas eleições.

Cavaco Silva deve pedir ao governo que seja remodelado, ou que seja demitido o governo, tendo o PS que nomear outro, caso contrário hajam eleições antecipadas.
Haja CORAGEM de dizer BASTA a tanta IMCOMPETÊNCIA PREMIADA!

Abraço

MR

A. João Soares disse...

Obrigado pelas vossas palavras. Não sou dependente do cartão multibanco, uso-o cerca de quatro vezes por mês, para levantar o máximo que a CGD permite e depois pago tudo a dinheiro, porque normalmente faço despesas de pequena monta. Mas quando a taxa começar, vou fazer um levantamento por mês ao balcão e deixo mesmo de utilizar o cartão. Para eventuais despesas volumosas servir-me-ei do cheque. Mas ainda tenho muito tempo para pensar bem na forma como virar o feitiço contra o feiticeiro.
Seria bom que todos os portugueses pensassem neste problema. O povo tem força, deve usá-la.
Abraços
A. João Soares

Jorge P. Guedes disse...

Boa tarde!

Atenção qoe os cheques também sepagam e muito bem! Isto é, muito caro!

Agora, que está tudo com o plástico nos bolsos, começaram alguns bancos a enviar o Cartão Gold, sem que cá em casa ninguém o tenha pedido.
É uma total irregularidade pois obriga a pessoa a contactar o baco para dizer expressamente que não quer o que não pediu e que os senhores tiveram a desfaçatez de nos enviar.

Num país que parece estar virado de pernas para o ar, estae procedimento dos anafados bancos não me surpreende, mas revolta, claro!

Um abraço.

A. João Soares disse...

Caro Jorge,

Quando receber um cartão que não pediu deve reclamar junto das actividade económicas e do Banco de Portugal. Já levei a melhor com o Santander há dois ou três anos, consegui reaver o dinheiro que me cobraram depois de eu ter reclamado, só três meses depois. E o resultado foi eu ter fechado a conta que lá tinha e mudado para outro.

Estou a pensar, passar a fazer os pagamentos todos em dinheiro, salvo casos especiais.

Um abraço