terça-feira, 12 de junho de 2007

Alentejanos nascidos em Badajoz já são 270

Desde o encerramento da sala de partos do Hospital de Elvas, a 12 de Junho de 2006 (há um ano), já nasceram em Badajoz, segundo dados das autoridades espanholas, 270 bebés portugueses.

Ao abrigo do acordo celebrado em 2006 entre as autoridades portuguesas e da Extremadura (Espanha), o Hospital de Badajoz atendeu no último ano mais de 800 grávidas portuguesas, das quais 480 já necessitaram de hospitalização durante a gravidez.

Desde o encerramento em Elvas as grávidas dos concelhos alentejanos de Elvas e Campo Maior podem optar entre a unidade de Badajoz (a cerca de 12 quilómetros) ou os hospitais de Portalegre (cerca de 60) e de Évora (a mais de 80 quilómetros), sendo lógico concluir onde recai a escolha.

E como, segundo um comunicado do Hospital de Elvas, enviado à agência Lusa, «da auscultação realizada, até ao momento, se percebe que o índice de satisfação das mulheres assistidas no Hospital Materno-Infantil de Badajoz é elevado», é previsível que muitas grávidas declarem que vivem naqueles concelhos, a fim de poderem ser bem assistidas do outro lado da fronteira, o que cá nem sempre acontece.

Aqueles adultos daqui a uns anos dizem que são de onde? De Portugal ou de Badajoz? E, apesar destas «inteligentes e patrióticas» medidas dos governantes, ainda há quem tenha esperança em Portugal recuperar Olivença! Os nossos políticos não têm noção de soberania num território com uma população identificada com o País. É certo que já não estamos na época das sucessivas guerras entre os dois países, mas cair assim de repente no extremo oposto, custa a compreender. Se, ao menos, fizessem um acordo para eles nos governarem como eles têm mostrado saber e desenvolverem a qualidade de vida da população... Experimente consultar este link.

1 comentário:

A. João Soares disse...

POR TEREM CAÍDO NOUTRO POST:

Meg said...

Crise demográfica, meu caro?
Além de nascerem tão poucas, as crianças que nascem não deviam ter de nascer em Espanha.

13-06-2007 10:45


A. João Soares said...

Minha cara amiga Meg,
Este seu comentário caiu em sítio errado, no post a seguir àquele a que se refere! Acontece.
Crise demográfica e, principalmente social, política e de carência de neurónios em cabeças que deviam ser pensantes.
Gostava de ter aqui um comentário de um defensor de OLIVENÇA!
Não defendo e nunca defendi um virar as costas à Espanha, mas nem oito nem oitenta. Que País é este que nem cria condições para os portugueses nascerem???!!! Por este andar, não faltará muito que o Governo se demita e entregue a governação ao Zapatero!!! Haveria ministros que continuariam na cadeira, ou talvez o Zapatero não os achasse competentes!
Cumprimentos

13-06-2007 11:03