terça-feira, 24 de julho de 2007

Necessária remodelação do Governo

Quando aqui foram sublinhados alguns pontos fracos da governação, não estávamos a ser más línguas nem a exagerar. Apenas estávamos a alertar para a necessidade de melhor preparação das decisões e de as integrar numa linha estratégica, coerente e com unidade de doutrina, dirigida para objectivos bem definidos tendo em vista a evolução positiva das condições de vida dos portugueses actuais e do porvir. Vem-nos agora dar razão o deputado socialista Vera Jardim, conforme artigo do Jornal de Notícias de hoje que se transcreve.

Deputado do PS sugere remodelação

O deputado socialista Vera Jardim sugeriu ontem uma remodelação do Executivo "para depois da presidência portuguesa" da União Europeia. "Pode haver pessoas que acusem cansaço, menos capacidade de novas iniciativas" para a segunda metade da legislatura, "altura em que o primeiro-ministro quer manter o ritmo reformista", justificou Vera Jardim aos microfones da Rádio Renascença.

No programa semanal que mantém com Ferreira Leite, o ex-ministro da Justiça foi peremptório "Acho que um Governo que faz estas reformas, ao fim de dois anos, poderá ter a necessidade de aqui e acolá remodelar. É um clássico".

Vera Jardim acusou alguns membros do Governo de ausência de diálogo ("no caso de um ou outro ministro há défice de pedagogia - não tem sido tão bem feita"), apontando apenas um exemplo dessa atitude. Trata-se de Jaime Silva, ministro da Agricultura. O deputado critica um facto específico o de o ministro "não ter tentado explicar" a um crítico, na rua, a política pró-europeia do país, "quando o próprio comissário europeu" - que estava ao seu lado - "o fez". "Ao fim de dois anos, há um pequeno desgaste, é natural", concluiu.

No mesmo programa, Manuela Ferreira Leite admitiu que, no que diz respeito à economia e finanças, o comportamento do Governo tem sido o correcto. "Não se pode dizer que, nesses domínios, não esteja no caminho correcto". Mas, ao traçar um balanço do ano político, a social-democrata logo apontou "um travão" na Educação e Saúde. Ferreira Leite fala mesmo de "algum autoritarismo" latente, admitindo, porém, que se pode tratar de "algum azar" e não de um problema estrutural. DD

4 comentários:

Amaral disse...

João
Já todos perceberam que a remodelação é necessária, mas para já tem que se aguentar estes porque o PM não os quer deixar cair.
Abraço

A. João Soares disse...

Caro Amaral,
O PM tem que se decidir. No post com o título Cavaco Sila aconselha prudência encontra-se esta hipótese ou mesmo, se ela não for aceite, a demissão do Parlamento à imagem o que aconteceu com o Governo de Santana Lopes, só que o homem dos tabus não parece ter coragem para tal decisão.
Um abraço

CORCUNDA disse...

Ao contrário do Vera Jardim, penso que o fundamental não é remodelar, mas sim aspirar. Aspirá-los todos com um aspirador industrial, atar muito bem o saquinho e incinerá-los.
Qualquer remodelação, desde que o essencial (e neste caso o essencial é a doutrina política) não se altere, obviamente mais não será do que uma operação de cosmética.
Abraço.

A. João Soares disse...

Ora aí está uma solução realista. Aspirar, fechar o saco, regar com gasolina, incinerar e enterrar as cinzas. Depois, desinfectar tudo muito bem e manter as portas e janelas fechadas durante uma semana, para eficiência da desinfecção.
Depois, tudo novo.
Abraço