segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Cavaco Silva está atento

As pessoas que cultivam a aparência de sensatez, prudência, comedimento, cautela, segurança, exercem um autocontrolo rigoroso que tem custos e limites pessoais, do âmbito psíquico. A caldeira vai enchendo, recalcando, até que um dia a pressão é superior ao aceitável e a tampa pode saltar, qual explosão ou abalo sísmico com tsunami! Os clínicos especializados aconselham «purgas» frequentes para evitar que a caldeira chegue ao ponto de rotura. Penso que Cavaco Silva está a controlar da melhor maneira os seus impulsos com a válvula de escape a manter dentro de limites aceitáveis a pressão do vapor na caldeira. Oxalá que obtenha os resultados desejados com os seus alertas e os seus avisos para que não aconteça o mais traumático.

Já aqui se referia este fenómeno no post Cavaco Silva aconselha prudência nos seguintes termos: «A paciência do Sr. Presidente já não permitia esperar mais, apesar de estarmos em plena Presidência da UE. A gravidade da situação tornou inadiável o alerta e, quando terminar esta presidência, será o momento mais adequado para decisão mais expressiva. Até lá, há que observar e meditar.»

Hoje o artigo Sansão e Dalila de Domingos de Andrade, no JN, refere-se com profundidade ao caso da não recondução de Dalila Rodrigues e ao veto do estatuto dos jornalistas, como um copo de água fria na efervescência dos exageros da maioria absoluta.

Também, acerca dos inconvenientes da maioria, aqui deixámos os posts Inconvenientes da maioria absoluta, em 18 de Julho e novamente, um aditamento em 25 de Julho.

Se, por vezes, a prudência do PR possa parecer exagerada e ser interpretada como receio e timidez, há que lhe fazer justiça quando sai à liça com coragem e intrepidez de enfrentar os problemas, sempre com a serenidade, diplomacia e sensibilidade próprias da sua personalidade.

4 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Não gostando eu nem um pouquinho de Cavaco Silva, não deixo de reconhecer que finalmente está a preparar bem a sua reeleição, chamando a atenção para a desfaçatez como o governo conduz o país.

Serão agora porventura mais indigestos os almoços das 5ªs feiras!

Quanto ao caso da senhora ex-Directora dos museus não reconduzida, acho engraçadíssimo o comunicado de 16 directores, em que não a reconhecem como porta-voz. Engraçado e muito conveniente, depois das palavras de Cavaco Silva.

Estamos bem, estamos!
E depois todos se admiram e revoltam com as palavras do Saramago! Parece que é exactamente para ai que nos querem levar os que o povo elegeu!...

Um abraço.

R disse...

O homem parece daqueles pais que têm paciência de santo. Um dia salat-lhes a tampa e metem o filho fora de casa.

A. João Soares disse...

Caro Jorge Guedes,
Não há políticos que correspondam aos sãos valores éticos. Fazem as sua manobras eleitoralistas e populistas, por vezes de forma tosca por não compreenderem o que faz mover os eleitores.
Quanto à sua alusão à Ibéria, «informo-o» que em Espanha está a ser formado um movimento para que o 1º de Dezembro passe a ser feriado nacional em homenagem aos restauradores portugueses de 1640, por que livraram a Espanha do pesado ónus de ter de governar um País ingovernável, que nem se governa nem se deixa governar, como há muito disse um general romano.
Abraço

A. João Soares disse...

Caro RB,
Parece que concorda com o perfil que tracei do mais alto magistrado!
Que Deus ajude Portugal, porque nem a Nª srª de Fátima já consegue fazer nada de útil, a estes governantes.
Abraço