domingo, 19 de agosto de 2007

Indícios pouco tranquilizadores

Sensibilizado pelo post «Democratas ou ditadores» um amigo enviou-me o link de um artigo da revista Visão de 19 de Julho em que encontrou indícios pouco agradáveis do crescente autoritarismo do Governo e de órgãos dele directamente dependentes. Apesar e vivermos, formalmente em democracia, está a desenvolver-se um clima e medo que leva as pessoas a « falar baixinho, não criticar o chefe à frente dos colegas, evitar contar anedotas sobre a licenciatura do primeiro-ministro». «Porque é que – nas escolas, nos hospitais e na administração pública – se voltou a viver em clima de medo?». Parece notório que está generalizar-se o domínio da burocracia, do espartilho, do controlo e da intimidação que é característico mais de regimes autoritários do que de vivências democráticas, de democracias amadurecidas.

No artigo são elencados vários episódio desagradáveis polémicos quanto ao que podem representar como indícios de uma evolução indesejável. Têm-se sucedido, nos últimos meses, casos de alegada perseguição política por membros do Governo, de que se destacam os seguintes

1. A Directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, instaurou um processo disciplinar a Fernando Charrua, por este ter dito uma piada sobre José Sócrates. Margarida Moreira, que recebeu a delação por SMS, diz que o professor e ex-deputado do PSD insultou o primeiro-ministro, mas Charrua recusa a acusação. Até Jorge Coelho já disse tratar-se de uma situação «ridícula e inadmissível».

2. Após três pareceres negativos da Comissão Nacional de Protecção de Dados, o Governo aprovou a interconexão de dados da Administração Pública. A Caixa Geral de Aposentações vai poder cruzar informações dos funcionários públicos e respectivas famílias.

3. A coordenadora da Sub-Região de Saúde de Castelo Branco, Ana Maria Correia, avisou os serviços de que a correspondência enviada a «determinados funcionários» seria aberta. A medida causou mal-estar junto dos funcionários e a coordenadora assumiu que a nota interna continha «um erro de linguagem», acrescentando que onde se lê «determinados funcionários» deveria ler-se «funcionários em nome individual».

4. O primeiro-ministro, apresentou uma queixa-crime contra António Balbino Caldeira, responsável pelo blogue Portugal Profundo, no qual se divulgaram informações sobre a licenciatura de José Sócrates.

5. Correia de Campos, ministro da Saúde, exonerou a directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, Maria Celeste Cardoso, por um médico ter afixado, nas instalações, uma fotocópia com comentários jocosos a uma entrevista do ministro de Saúde, na qual este confessava que nunca tinha ido a um Serviço de Atendimento Permanente (SAP). Mário Soares criticou a actuação do Governo e Manuel Alegre achou a reacção «desproporcionada».

6. O novo Estatuto do Jornalista altera o artigo 11.º referente ao sigilo profissional e prevê que a Comissão da Carteira passe a fiscalizar e a sancionar os jornalistas por violações deontológicas. O diploma é contestado pelo Movimento Informação é Liberdade e pelo Sindicato dos Jornalistas que pretendem evitar a promulgação do diploma.

7. A presidente da Associação de Professores de Matemática, Rita Bastos, foi expulsa da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional da Matemática pelo director-geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular por ter criticado a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

8. O governador civil de Braga, Fernando Moniz, pediu ao Ministério Público para investigar o que se passou na manifestação de Outubro do ano passado, em Guimarães, por ocasião de uma reunião do Conselho de Ministros. Segundo o Correio da Manhã, o relatório da PSP acusava alguns dos participantes de proferirem «palavras insultuosas» dirigidas ao primeiro-ministro, mas alguns dos arguidos alegam que nem sequer estavam presentes.

Nota: Posteriormente a esta publicação de onde fizemos extractos, segundo a TSF online de 17 de Agosto, «algumas alterações à biografia do primeiro-ministro português na enciclopédia online Wikipedia foram feitas a partir de computadores ligados ao Governo português». «O objectivo destas alterações, feitas pouco depois de terem sido noticiadas na imprensa dúvidas acerca da licenciatura de José Sócrates, terá sido o de retirar aspectos mais controversos e corrigir falsidades» e repor a verdade, o ponto de vista do Governo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro AJS,

confesso que sou a favor, como ninguém, da verdade e da liberdade.

Mas a liberdade implica responsabilidade.

Não aceito que se insulte as pessoas de filho da ..., só porque se discorda dessa pessoa, ou que se ataque a possível tendência sexual do visado... Há uma Constituição -Há Direitos, Liberdades e Garantias!

Há o CP -Código Penal e seu CPP -Código de Processo Penal, que dá o direito às pessoas de se queixarem.

Não posso aceitar que em locais de trabalho se façam palhaçadas insultuosas em redor dos seus "chefes".

Também não aceito que se corte na cidadania, o que é diferente de libertinagem.

Todos temos direito à nossa opinião, com o direito à indignação, com liberdade e responsabilidade.

Acontece que há por vezes uma confusão entre liberdade e libertinagem, reflexo dos muitos anos em que tudo se dizia e fazia.Exemplos esses vindos de cima, grande parte das vezes. Veja declarações dos dirigentes desportivos/políticos ao longo destes últimos trinta anos, só para ficar por aqui

Sou contra a quebra do sigilo das fontes e o PR enviou para fiscalização o diploma e foi chumbado pelo TC!

Um abraço em Liberdade, concordando, ou não!

Mário Relvas

Jorge P. Guedes disse...

Caro A.J.Soares:

Deixe, primeiro, agradecer-lhe as palavras que deixou hoje em "O Sino da Aldeia".
De facto, o meu intuito desde que há cerca de ano e meio me dedico a esta actividade, sempre foi o de fugir à mediocridade e ao lugar comum que em nada contribuem para o crescimento cultural de um povo que ainda gosta do que é imediato e não faz pensar.

Quanto a este post, já conhecia o texto, e revela bem o que o Governo anda a preparar sob a capa de ter sido eleito em eleições livres.
Nada é pior do que uma ditadura "democrática", alicerçada no voto popular, pode transformar-se rapidamente num autoritarismo cego e despudorado de quem governa.
Estou cansado de afirmar isto.
Mas não desisto.

Um abraço.

A. João Soares disse...

Caro Mário Relvas,
Concordo com a liberdade e condeno a libertinagem, tal como o amigo. O caso concreto a que se refere, além do uso de um termo que interpretado à letra é considerado ofensivo e irreverente, há pormenores de processo que são um mau indício, tanto assim, que a instituição ofensiva arquivou o caso.
Obrigado pela sua visita e parabéns pelo aniversário do Aromas de Portugal.
Um abraço amigo
A. João Soares

A. João Soares disse...

Caro Jorge Guedes,
Realmente o Sino da Aldeia, é um blog de muita qualidade. E tem o alto privilégio de saber conjugar a mais elevada cultura com o erotismo das nossas estradas com curvas bamboleantes que prometem ir para a direita e vão para a esquerda. Fazem lembrar a anedota que corria antes do 25 de Abril com o pisca-pisca do Marcelo Caetano.
Um abraço
AJS

Amaral disse...

João Soares
Este artigo merecia maior divulgação e reflexão. Infelizmente os políticos dão com uma mão e tiram com as duas.
Bom domingo.
Abraço

A. João Soares disse...

Tem razão. Devia ser dada mais divulgação para as pessoas mudarem de religião, deixando de endeusar os políticos. Veio na Visão e só durou uma semana antes de aparecer o número seguinte. E pouca gente, da pouca que lê a revista, o deve ter lido com atenção. O Amaral sabe melhor do que eu que o hábito da leitura tem decrescido e muito poucos lêem calmamente procurando interpretar o texto.
Se desejar divulgue no seu blog.
Abraço
AJS