domingo, 25 de novembro de 2007

Chávez, o «amigão»!!!

A verdade nua e crua !!!
Todo menino passou por isso ao menos uma vez: Ter de encarar um valentão na escola. Todo mundo já foi para o recreio passando por uma odisséia mental, e a nada metafórica górgona que o aguardava era um moleque mais velho e mais forte, espancador de menores e ladrão de merenda. Todos conhecem o tipo. E todos evitavam cruzar com ele, claro. Quanto maior a distância, menor o problema. Mas alguns usavam uma tática oposta; viviam puxando o saco do sádico mirim. Eram os baba-ovos de plantão, que compravam a simpatia dele com as adulações. Quando o valentão escolhia um deles pra extravasar sua violência natural, a saída do puxa-saco agredido era fingir que tudo não passava de uma brincadeirinha do amigão. Diminuía o tempo de surra e salvava as aparências. Assim o puxa-saco continuava amiguinho do covardão e tentava fazer com que os outros acreditassem que era apenas uma travessura. E afinal, quase nem tinha doído, gente.

Semana passada Lulla riu quando Hugo Chávez o chamou de sheick da Amazônia e de magnata do petróleo, entre outras graves ofensas. Tudo televisionado. O riso nervoso, forçado, demonstrava claramente que Lulla tinha medo. Lulla morre de medo de Chávez, o valentão boquirroto. Lulla fez o papel de amiguinho para apanhar menos.

Lulla foi ironizado, espezinhado, humilhado pelo psicopata Hugo Chávez , na Cúpula Ibero-Americana, ocorrida no Chile. Riu, nervoso, quase histérico, para disfarçar a humilhação mundial que passava. Não só ele, mas, aos olhos do mundo, todo o Brasil foi, de novo, agredido verbalmente pelo venezuelano. O mesmo que chamou nosso Congresso de papagaio dos americanos.

O rei da Espanha não comunga com esses pensamentos. Não agiu como Lulla, fingindo que era tudo brincadeirinha do amigão do peito. Não foi fraco, não foi pusilânime. Quando o psicopata falou mal da Espanha e do ex-primeiro-ministro José Maria Aznar, chamando-o de fascista, ouviu o merecido cala-boca; rei Juan Carlos, um homem educado, piloto aposentando da Força Aérea espanhola, fidalgo que bem representa seu país, deu seu recado ao ditador. E ao mundo: chega desse imbecil. Algo que não ouviu do presidente brasileiro; Lulla perdeu uma excelente chance de mostrar que não somos idiotas, ou ao menos, que não é covarde. Estamos mal. Lulla riu (riu!) ao ouvir as ofensas ironicamente dirigidas ao Brasil e à sua triste figura, meu nobre cavaleiro Dom Quixote; digo, Sancho Pança. Moinhos que o digam. Cervantes foi honrado pelo seu rei. Fomos humilhados pelo nosso presidente, mais ainda que pelo falastrão venezuelano. É de chorar; justamente quem deveria, até pela força de seu cargo, defender o Brasil de Chávez, preferiu fingir que a pancada não doeu. Achou melhor assim. Lulla só mostra as garras com os menores, como o jornalista americano Larry Rother, que relatou as paixões etílicas do presidente e quase foi deportado pelo "crime". Com os mais parrudos, age diferente; Chegou até a ficar amicíssimo de Fernando Collor, José Sarney e Orestes Quércia, a quem antigamente chamava de ladrões.

Com Evo Morales não foi diferente. O boliviano espoliou e humilhou o Brasil invadindo militarmente a Petrobrás, com transmissão ao vivo pela TV mundial. Lulla fez que não era com ele. Como se a pedrada não tivesse atingido suas costas.

O rei espanhol provou que tudo tem limite. Fez com Chávez o que Churchill fez a Hitler em 1938: Avisou ao mundo o perigo que representa um tirano demente e armado até os dentes. Parece que Juan Carlos teve mais sucesso que o inglês em sua empreitada. O alerta foi ouvido.

A Europa cansou de Chávez. O rei disse o que muitos pensam, mas não falam. O venezuelano odeia a Espanha, um país que enriqueceu à custa de muito trabalho duro. Muito diferente da Venezuela, que empobrece a olhos vistos, não obstante as fortunas arrecadadas com a exportação de petróleo, cujos lucros vão diretamente para o ralo do populismo e da corrida armamentista.

Na escola em que o rei Juan Carlos ministra aulas, Lulla ainda está no primário. E Chávez o espera no recreio, para roubar nossa merenda.

Fernando Montes Lopes Advogado
fermlopes@uol.com.br

NOTA: recebido por e-mail de correspondente identificado.
Não é só Lulla da Silva a ter medo do amigão valentão. Recorde-se a forma como tem sido tratado pelo nosso Governo e pelo ex-PR Mário Soares. Infelizmente, nas relações internacionais, não é frequente a frontalidade, a coragem e a nobreza demonstradas pelo Rei Juan Carlos, de Espanha.

9 comentários:

Amaral disse...

João
Muito se fala em democracia e da democracia, mas um sujeitinho destes é a "chave" para uma ditadura. Mas como a moda é dizer mal dos states e ele é a figura principal a malta vai a reboque e acha piada.
O rei teve coragem de dizer o que ele merecia ouvir e devia ouvir por parte de outros a quem falta a coragem.
Boa semana
Abraço

A. João Soares disse...

E, além do mais, tem petróleo. Tal como nas aldeias as pessoas respeitam ou adoram o dono do Mercedes, nas relações internacionais, os ídolos são os do petróleo!!! O Mugabe é como este, o Kadhafi e o Putin, mas não tem petróleo, e a sua agricultura, outrora muito produtiva, está em baixo.
Mas, como diz o Amaral, a Venezuela, se não houver um volte-face, está a entrar numa ditadura, se é que já não o é. E os basbaques do mundo gostam de certos ditadores, os da sua simpatia, e detestam outros que nem sabem sê-lo.
Abraço

Paula Raposo disse...

Infelizmente, a frontalidade falta a muita gente. E quem a (ousa...) ter, é criticado e muitas vezes, segregado. Um abraço pelo carinho que sempre demonstras para comigo.

A. João Soares disse...

Paula,
Obrigado pela tua visita que muito me honra.
Beijinho

Anónimo disse...

Não concordo com esse texto. Lula é um presidente e como tal não pode bater boca com o desequilibrado do Hugo Chaves para o mundo inteiro ver. Ele representa uma nação. E naquele sorriso não vi medo.. e sim desprezo! Um homem como Lula passou por problemas muito piores do que receber chacotas de um carimbador maluco como Hugo Chaves.. (vc concorda? ser líder sindicalista em plena ditadura militar.. tem que ter culhões.. concorda?) Vejo uma constante campanha da direita querendo desmoralizar Lula, querendo que ele entre nesse bate boca, para posteriormente ser ridicularizado. Ele não pode se prender a picuinhas, veja que o mundo inteiro hoje desdenha de Chaves, não o levam a sério.. alias.. só vão se aliar a ele "estadistas" como o Iraniano maluco. A Venezuela faz parte da OPEP.. e Lula sabe disso! Já engolimos vários sapos em nossas vidas e muitos ainda estão por vir. Acho que Lula está certíssimo em não levar o Sr. Hugo Chaves a sério, não merece perder tempo com provocações ridículas. No caso do Rei Juan Carlos ele estava sendo massacrado.. e é verdade que a Espanha financiou a tentaiva de derrubar Chaves, mas isso não vem ao caso! Vejo a Globo e toda a mídia contra Chaves e qualquer outro ditador que tire a liberdade de imprensa. Mas quantas alianças os EUA não fez com ditaduras visando o beneficio do seu povo? O Brasileiro não pensa assim.. o Brasileiro é muito bonzinho... Os EUA invadiu o Iraque por causa de petróleo. O Evo Morales é outra marionete... mas o que aconteceria se Lula fosse encarar uma briga direta com a pobre (mesmo!!!!) Bolívia por causa da briga com a Petrobras???? O Brasil é dependente do Gás Natural Boliviano... se a Bolívia depende da Petrobras, o Brasil depende da Bolívia. E mais uma vez Lula administrou uma crise como um estadista, mais uma vez engolindo sapo e não com bravatas e murros na mesa! Ele preferiu negociar mesmo sabendo que estavamos certos... e como sempre... tem muita gente querendo ver o mar pegar fogo para comer peixe frito.

A. João Soares disse...

Não gosto de responder a anónimos sem um mínimo de identificação.
Mas há aqui aspectos ponderados que dão seriedade ao comentário.
Desejo que Lula e os outros estadistas da América do Sul saibam resistir à tentação expansionista de Chávez, que parece querer ser dono de todo o sub-continente, para depois prosseguir. Cada país deve defender a sua existência em liberdade, para tomar as melhores decisões com vista à felicidade do seu povo. Desejo, neste aspecto, os maiores êxitos a Lulla.

Trago para aqui um artigo do Diário de Notícias de hoje, sobre as ambições de Chavez

Uribe é "mentiroso" e Chávez "incendiário"
http://dn.sapo.pt/2007/11/27/internacional/uribe_e_mentiroso_e_chavez_incendiar.html

Venezuela e Colômbia ainda não estão de costas voltadas, mas falta pouco depois da azeda troca de palavras entre os dois presidentes. Hugo Chávez "pôs no congelador" a relação com Bogotá e chamou Álvaro Uribe de "mentiroso". Este respondeu dizendo que Chávez quer "incendiar" o continente com o seu "projecto expansionista".

Na origem da crise está a decisão de Uribe de retirar Chávez das negociações para a troca humanitária com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC. Tudo porque Chávez telefonou a um alto-cargo militar colombiano, quando lhe tinha sido pedido para não o fazer.

Chávez acabou por dizer que tinha perdido a confiança no Governo colombiano e que o país vizinho "merece outro Presidente". Uribe, que tinha lidado calmamente com a situação, acusou Chávez de querer legitimar as FARC e que a Colômbia seja vítima "de um Governo terrorista". O líder venezuelano indicou que vão ser afectadas as relações bilaterais, económicas e de cooperação, sendo que as trocas comerciais entre os dois países devem atingir este ano os seis mil milhões de dólares.- S.S.

Mentiroso disse...

Muitas das afirmações deste e-mail são tolas, falsas e despropositados. Algumas delas dificilmente poderiam ser mais gritastes. Pelo pouco que conheço sobre o Lula, não é nada do que o indivíduo conta transformando. Aqui está tudo manipulado. Além disso não interessa misturar casos.

Não há que ter medo do Chávez dominar a América do Sul e muito menos o mundo, é uma chama efémera, só um cego não o vê, mas serve muito bem para diminuir justamente o servilismo para com os EUA, ou seja, afinal sempre tem um pouco de utilidade.

Este caso é independente e cada um deve ser tratado excluindo conclusões anteriores apressados a mistificadoras. O reizeco bourbon foi lá colocado por um ditador e não foi eleito. Chávez poderá ser ditador, mas tem o apoio do seu povo – legitimidade. A Espanha foi e é o país mais selvagem do mundo, mais bárbaro que a Mongólia do tempo dos Khans. Quem conheça um mínimo de história não pode ignorá-lo. Ver aqui. Espanha não é uma democracia e continua a oprimir outros povos, contrariamente à Carta da Nações Unidas. José Maria Aznar é um neocon, o maior maldito europeu, de longe, pior que um nazi e colaborou num golpe na Venezuela contra o Chávez. ste não ficou mal visto na Europa, a não ser pelos apoiantes dos neocons, mal visto ficou o reizeco merdolas, ordinário e mal educado. Não admira, o Chávez disse a verdade, não insultou ninguém O palerma do sapateiro levantou-se para defender um sacana dos piores que há, um dos fomentadores da ataque ao Iraque (não esquecer isto nem as suas políticas) não por razão, mas por mero chenofobismo. O Chávez não insultou ninguém tampouco usou o seu direito a defesa após a explosão racista e canalha do reizolas ordinário.

Este e-mail apenas tentou espalhar mentiras, pois que mesmo em Espanha, a intervenção de reles do reizeco está bem longe de ser uniforme. A repórter da RTP em Espanha não passa duma propagandista barata e sempre nos conta tudo à conveniência sua ou dos estafermos dos nossos vizinhos. Consultem-se a imprensa espanhola e vejam-se os blogs, logo se tirará uma conclusão mais próxima da realidade.

Vá ver aqui. E leia o livrito escrito por um espanhol num dos links.

A. João Soares disse...

Quer nas relações nacionais quer nas internacionais, os responsáveis parecem sair do que resta de uma terceira ou quarta escolha. E ainda há quem critique o Alberto João!
E se um poderoso, ou por petróleo, ou por gás, ou por diamantes ou por ter armas nucleares, disser umas baboseiras. O mundo curva-se e bate palmas.
E fico sem compreender a razão de não quererem cá o Mugabe, se outros nada melhores foram recebidos com honras mais do que protocolares.
Gosto de receber comentários ousados. Um tema fica enriquecido quando se lhe juntam opiniões opostas. A reflexão fica enriquecida.
Abraço

Mentiroso disse...

Claro, asdivergências de opinião são a melhor meio para fazer nascer a luz.
O reizito apoiou pessoalmente o golpe de estado de 2002 na Venezuela contra o Chávez, proposto por Aznar e a sua pandilha. É oficial, pois que é ele quem dirige a política externa. O ataque foi apoiado em Caracas directamente pelo embaixador de Espanha, Manuel Viturro. Fá-lo-ia sem autorização do rei? Ele e o embaixador dos EUA foram saudar o golpista Carmona.

O e-mail só tem aldrabices e não se encontra nem se compreende o que lhe faça merecer credulidade.

Não interessa saber se o Chávez é ou quer ser ditador, que por enquanto é o presidente da América do Sul mais votado e que ganhou mais eleições.Essa questão é uma daquelas em que a política da espanha e dos EUA não se baseiam para fazrem amizades nem tomarem partidos, como com o golpista ditador do Paquistão (o último dum a longuíssima lista). Para países intrinsecamente desonestos, legalidade e honestidade não pesam contra interesses.

O que interessa saber nem é quem tinha ou não razão, mas apenas quem procedeu bem e mal na ocasião específica. Após o comentário anterior, os noticiários apresentaram reportagens em Espanha com as opiniões bem divididas (entre os próprios eapanhois).

Se esta opinião não agrada, consultem-se outras, que não faltam:

http://combate.blogspot.com/2007/11/prs-prs.html

http://www.escolar.net/MT/archives/2007/11/una-leccion-para-aznar.html

http://quevieneelcocope.blogspot.com/2007/11/el-rey-chavez-y-zp-puntos-que-no-estn.html

http://www.eluniversal.com/2007/11/12/pol_art_vicepresidente-calif_590821.shtml

http://fotosdechavez.blogspot.com/2007/11/chvez-vs-el-rey-juan-carlos-02.html

http://izquierdahispanica.wordpress.com/2007/11/10/duro-enfrentamiento-entre-hugo-chavez-y-juan-carlos-de-borbon-rey-de-espana-zapatero-pide-respeto/

http://blogs.europapress.es/jcavero/archive/2007/11/12/el-despues-de-chavez.aspx

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=30462153&postID=1375401300052490255

http://muevete.wordpress.com/2007/11/11/el-rey-se-enfrenta-a-gritos-a-chavez-en-defensa-de-aznar-%C2%BFpor-que-no-te-callas/