sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ministério genial!!!

O MAI está a estudar uma ideia de colocar no pára-brisas dos carros um dístico de cor que denuncie se o condutor é seguro ou perigoso. Se teve acidentes ou não. Ideia maravilhosa de um ministério que já resolveu tudo o que é essencial para a felicidade dos cidadãos e agora se preocupa com pormenores conducentes ao aumento da segurança nas estradas!!!

Uns génios extraordinariamente inteligentes e realistas!!! É preciso que criem também dísticos para denunciar os carros que transportam casais de namorados mais preocupados com as meiguices do que com a segurança deles e dos outros utentes da estrada. Também um dístico para dizer que o condutor esteve na discoteca até às seis da manhã, outro para o que matou a sede com uma conhecida marca de uísque, ou que se tranquilizou com determinado estupefaciente, etc, etc.

Seriam apenas uns dísticos a juntar ao do seguro (que é totalmente inútil, visto que só a BT-GNR acaba por detectar os carros sem seguro, em grandes quantidades), ao das inspecções periódicas, ao do imposto de circulação. São inúteis mas ornamentam os pára-brisas!!!

APENAS me permito sugerir aos responsáveis do MAI que não imponham dísticos em quantidade tão exagerada que impeçam o condutor de dispor de um pequeno rectângulo livre no vidro de modo a poder conduzir com a segurança suficiente para não saírem da estrada. Mesmo sem esses adesivos já há despistes que sobram!!!

Com medidas deste calibre, podemos estar descansados porque temos gente inteligente e sensata a velar por nós!!!

7 comentários:

Amaral disse...

João
Essa dos dísticos a tapar todo o vidro é fixe. Esta é mais uma medida ridícula.
Como ouvi hoje (não sei precisar o nome nem o cargo do sr.) só falta colocar autocolantes aos criminosos, aos pedófilos, etc.
Bom fim-de-semana
Abraço

A. João Soares disse...

Caro Amaral,
Já não basta sermos escutados e vigiados, em permanência, pelo «Big Brother moderno e eficaz do Governo. Agora querem colocar-nos um carimbo na testa para podermos circular pelas ruas. Ninguém pode ter privacidade, acaba o cinzentismo e o «low-profile». Temos que mostrar aos outros a etiqueta das nossas taras e manias. É a coisificação das pessoas.
Bom fim-de-semana
Um abraço

A. João Soares disse...

Uma achega oportuna:
Cada cidadão devidamente certificado
http://dn.sapo.pt/2007/11/03/opiniao/cada_cidadao_devidamente_certificado.html

Ferreira Fernandes

A ideia arrisca-se a ter filhotes. Basicamente trata-se de atestados de cidadão. Propõe-se que cada carro tenha um distintivo com cores que classificam o perigo do seu condutor: verde (pouco), amarelo (médio) e vermelho (muito). Porquê só o condutor? Devia anunciar-se, com dísticos, outros comportamentos. Em casas de violência doméstica deveria ser obrigatório, à porta de entrada, um letreiro com uma moca. E o caloteiro deveria ter ao peito um zé-povinho e o lema: "Queres fiado? Toma!"... E assim por diante. Acabava-se com esse aborrecimento de não sabermos nada sobre os indivíduos que nos cercam. Às vezes, vou no elevador e pergunto-me: será que este tipo à minha esquerda tem os impostos em dia? É horrível a dúvida. Saber tudo de todos é o futuro. Felizmente já há quem se adiante. Vejo Luís Filipe Vieira na TV e, em rodapé, a legenda respectiva: "No Benfica só têm lugar excelências". Esse afixa nas suas frases o que é: mais excelência era impossível.

recepcionista disse...

Claro que tudo isso acerca do dístico pode ser uma grande patetice, claro que são autocolantes a mais e vidro a menos mas, a meu ver, não podemos esquecer, por um lado, o possível (e não impossível) interesse que as seguradoras têm em que os seus mais preocupantes segurados sejam melhor identificados pelas autoridades e, por outro, o efeito que causará ao condutor mais desatento, aquelas bolinhas todas coladas no pára-brisas do seu carro. Por isso, deveria haver um só distíco sim,de cor vermelha claro, mas no traseiro desses idiotas que não se preocupam em tirar a carta aqueles que mais prevaricam antes preferindo que eles andem por aí a fazer corridas e a causar acidentes de consequências inimagináveis

Anónimo disse...

Caros amigos

Ou estou xéxé ou algo me escapa. Como é que vai ser, se um mesmo automóvel for conduzido por várias pessoas e todas elas de categoria diferente? Leva todos os autocolantes? E os carros de aluguer sem condutor?

A. João Soares disse...

Caro Recepcionista,
A ideia não pode ser mais louca. Os portugueses estão marados, para perderem tempo a penar em coisas deste género. Basta ver para a ineficácia do papel do seguro a tornar opaca parte do pára-brisas. É tão inútil que de vez em quando a BT em operações stop detecta dezenas de carros sem seguro. Para que serve tal papel? Era suposto que seria para ser fiscalizado em permanência nos estacionamentos e a sua falta dar lugar a multa e paralisação do carro e obrigação de pagar de imediato o seguro para voltar a circular.
Não basta fazer leis. É preciso fazer cumpri-las.

A. João Soares disse...

Caro De Profundis,
Não se assuste que a ideia não vai para a frente. E se for,espero que depois de todos os papeis a tapar o pára-brisas, para os quais ninguém olha, deixem uma pequena fresta para o condutor espreitar uma nesga da estrada.
Assim se contribui para maior segurança na condução e redução do número de mortos no asfalto!!!
Abraço