domingo, 20 de janeiro de 2008

«escandalosa» pensão e indemnização deTeixeira Pinto

A indemnização e a pensão vitalícia atribuídas pelo BCP a Paulo Teixeira Pinto é considerada «um escândalo», classificando-se como «um dos muitos casos em que os que estão no poder se apropriam de tudo».

Na edição de hoje, o Público noticia que «Teixeira Pinto (ex-presidente da comissão executiva do BCP) recebe do banco uma reforma vitalícia de 35 mil euros por mês», o que em termos de salários mínimos nacionais é chocante. Representa muitos anos de salário de enorme número de portugueses.

O agravamento do custo de vida para as famílias leva a afirmar ser «tempo para os portugueses se indignarem», pois os «condicionalismos económicos» que os trabalhadores enfrentam actualmente «pesam muito na disponibilidade para a luta».

Texto baseado em Diário Digital / Lusa

6 comentários:

Amaral disse...

João
Quem anda nestes meios não anda a dormir, pois como diz o povo "quem é burro que estude".
No entanto, não me choca muito. Se bem que se fosse salário em vez de pensão menos me chocava se ele os merecesse e, porque (saliento porque) se trata de um banco privado. Se fosse público isso seria bem pior.
Mas quem tem acções no BCP que se queixe, mas não quiseram votar na continuidade, então... não chorem sobre leite derramado.
Boa semana
Abraço

A. João Soares disse...

Amaral,
Tem muita razão ao dizer que se trata de empresa privada. Mas isto faz lembrar países produtores de diamantes, petróleo, minérios e boa agricultura em que os governantes são milionários enquanto o povo vive de esmolas do estrangeiro.
E os lucros com que os bancos fazem figura sai do bolso do povo que lhes pede empréstimos e mesmo daqueles que lá têm as suas poupanças. E estão todos conluiados nas subidas dos custos de qualquer operação.
Quando falei no salário mínimo nacional queria mostrar como seria interessante traduzir nessa unidade todos os grandes salários e reformas. Isso daria uma noção mais real da discrepância entre os gordos e os magros.
Um abraço

Maria Faia disse...

É escandaloso sim!
Eu diria que imoral, comparativamente às pensões que a esmagadora maioria dos portugueses recebe.
Este mundo de contrastes cada vez ofende mais conciências. Mas, parece que certos senhores não sabem o que isso é...

Um abraço amigo,
Maria Faia

A. João Soares disse...

Cara Maria Faia,
Há quem se admire de isto se passar com um católico. Mas católico era também o frei Tomás que dizia «façam o que eu digo mas não façam o que eu faço!».Todo o homem tem virtudes e defeitos, e muitos não têm força moral para resistirem às tentações. O problema aqui está na máquina que foi criada, no regime e, como todos os políticos têm aspiração de arranjar um tacho nestas empresas, não querem matar a galinha dos ovos de ouro, e não querem restringir estas situações escandalosas.
E, assim, embora se diga que estamos em democracia e somos um país do primeiro mundo, tudo se passa como se estivéssemos no terceiro ou quarto mundo. Uns quantos comem tudo e não deixam nada para os outros que vivem cada vez com mais dificuldades.
É pena os jornalistas andarem de olhos vendados e não se referirem a estes valores em termos de quantos SMN representam. E os que ganham apenas o SMN têm de viver e de sustentar a família. Onde está a justiça social?
Um abraço

ANTONIO DELGADO disse...

Se este dado saido no domingo no Correio da Manhã e dito pelo presidente da Eurojust com o titulo: PORTUGAL PAÍS DAS FRAUDES. dizia ele: Portugal é conhecido na eurojust ( orgão europeu de cooperação judiciária) como o país das burlas e fraudes fiscais (CM 20/1/2008) sociedade pag.19. se ajudar ao debate ele aqui fica.
Um abraço

A. João Soares disse...

Caro António Delgado,
O Mundo não anda a dormir e a imagem de Portugal não resulta das corridas atléticas feitas na parte nobre das cidades que visita. Essas palhaçadas, perante a podridão que o País expõe, são apenas uma confirmação de que não somos um País credível quanto a capacidade de governação.
A injustiça social, as diferenças de poder de compra entre os milionários e os mais pobres é escandaloso. E os políticos, em vez de procurarem um pouco de equidade, aumentam as discrepâncias porque delas beneficiam. Todos se anicham em tachos bem pagos.
É bom que se dê publicidade a estes escândalos para ver se o povo acorda e se manifesta da forma mais eficaz.
Abraço