Transcrição do post de igual título, de Naty, em A Voz do Povo
Amigos
Há dias, um post meu em A VOZ DO POVO foi palco de uma enorme quantidade de ordinarices que me deixaram visivelmente aborrecida. É realmente desagradável que tarados imaturos e sem respeito pelos outros usem o espaço dos comentários para fazer mal, quer procurando ofender os outros quer empastelando o espaço com colagens de textos extensos que nada têm a ver com o tema do post. Esse tipo acabou por confessar que o seu objectivo é destruir o blog afastando os visitantes e tirando-lhe credibilidade.
É pena que haja pessoas de tal jaez que apenas desejam semear o joio e a cisânia, sem qualquer motivo, por pura maldade.
Penso que uma das finalidades dos blogs, além do prazer da escrita, deve ser:
- divulgar cultura e bons conselhos que não sejam do conhecimento de muitos,
- salientar actos muito positivos que mereçam ser apontados como exemplos à sociedade,
- alertar para factos e situações que parecem não estar muito bem, a fim de serem apreciados por quem de direito e melhorá-los,
- e comunicar com os comentadores por forma a criar relações amistosas e a aprofundar a análise dos temos expostos, numa polémica respeitosa e salutar, apresentando argumentos convincentes sempre que se discordar, sem faltar ao respeito nem agredir o autor.
Tratar os visitantes com urbanidade no sentido de inspirar amizade, debater ideias com modos educados e sem ferir as pessoas que pensam de maneira diferente é uma virtude a desenvolver que só enriquece quem a pratica.
Mesmo quando estamos perante uma opinião oposta à apresentada no post, desde que venha apoiada em argumentos lógicos, devemos elogiar o que de bom ela possa trazer e responder com argumentos que possam rebater os apresentados. Assim se produz uma polémica urbana e positiva de que todos beneficiam.
Desta forma, os blogues são um óptimo veículo de cultura, de comunicação e de criação de amizades alargadas, entre pessoas educadas que sabem discutir ideias, por mais diferentes que sejam, sem ofenderem as pessoas, respeitando o direito de cada um ter a sua opinião sem querer impô-la aos outros, mas apresentando argumentos convincentes, em sua defesa.
Tenho aqui criado bons laços com pessoas com ideias muito diferentes das minhas, porque procuro, com um linguagem urbana, aceitar o seu direito à opinião, embora não me sinta obrigado a a ela aderir totalmente. Em cada comentário por mais discordante que seja, encontro sempre algo de positivo que sublinho.
Não são desejados, e deverão ser eliminados, os comentários não identificados, indecorosos ou de índole atentatória da dignidade, bem como mensagens que não se refiram ao post em questão. Trata-se de um espaço é público que deve ser respeitado por todos e não deve ser transformado em lixeira!
NOTA: Lamento o que aconteceu à colega bloguista Naty no seu post, com comentários que não seguem os princípios que ela aqui define de forma muito clara e positiva. Realmente, as finalidades dos blogs que nos descreve, exigem que os comentadores sejam respeitadores e educados.
Não basta recitar boas intenções, se depois são praticadas as piores maldades, nomeadamente por pessoas que considerávamos dignas e por quem tínhamos amizade e que se tornaram em seres execráveis. A Internet está a ser utilizada por seres sem moral, com sintomas de grave instabilidade mental e movidos por ódios contra «inimigos» imaginados.
Mais uma conquista para António Costa
Há 2 horas
2 comentários:
Caro amigo João
Lamento o que aconteceu à colega bloguista Naty no seu post, com comentários que não seguem os princípios que aqui define de forma muito clara e positiva. Realmente, as finalidades dos blogs que nos descreve, exigem que os comentadores sejam respeitadores e educados. Não basta recitar boas intenções, se depois são praticadas as piores maldades.
Beijinhos
Mariazita
O blog neófito A casa da Mariquinhas agradece a sua visita e comentário.
Cara Mariazita,
Infelizmente, como em todo o lado, aqui também há excepções que gostam de se evidenciar pela hostilidade aos outros, convencidos de que, assim, ficam valorizados.
Na realidade, estamos nisto por prazer e não num concurso a procurar ser vencedores. Por isso, há vasto campo para criar um bom relacionamento de amizade, num debate de ideias franco e aberto sem ferir quem quer que seja.
Provavelmente, segundo diz o originador desta crise, devido ao seu feitio belicoso, criou animosidades que levaram a ofensas escondidas no anonimato. Ele imaginou que os maus eram dois ou três e, agora, está a fazer uma vingança atingindo inocentes. E usa aquilo que erradamente chama AP, com uma infantilidade de miúdo marginal e ignorante. É que a AP visa captar simpatias, como o marketing, e ele está a conquistar ódios. Com vinagre não se apanham moscas.
Um abraço para o seu marido e um beijo para si
João
Enviar um comentário