segunda-feira, 28 de abril de 2008

Lutemos pelo Abril ainda por fazer

Abril de sim, Abril de Não
(soneto de Manuel Alegre, que fecha com chave de ouro)

Eu vi Abril por fora e Abril por dentro
vi o Abril que foi e Abril de agora
eu vi Abril em festa e Abril lamento
Abril como quem ri como quem chora.

Eu vi chorar Abril e Abril partir
vi o Abril de sim e Abril de não
Abril que já não é Abril por vire
como tudo o mais contradição.

Vi o Abril que ganha e Abril que perde
Abril que foi Abril e o que não foi
eu vi Abril de ser e de não ser.

Abril de Abril vestido (Abril tão verde)
Abril de Abril despido (Abril que dói)
Abril já feito. E ainda por fazer.

Manuel Alegre

10 comentários:

Júlia Coutinho disse...

Lutemos sim!
vim dizer-lho.
abraço

A. João Soares disse...

Cara Júlia Coutinho,
Sem dúvida que os ideais de Abril merecem a nossa adesão completa e devemos continuar a lutar, em todas as nossas actividades, para que eles se concretizem. Penso que Manuel Alegre se referia ao muito que ainda há a efectuar para que a população atinja todos os benefícios que eram esperados.
As esperanças daquela leda madrugada estão nesta data muito murchas e há que as reavivar. Mas. pelo contrário, aparecem fantasmas com ares de ditadores a impor mordaças nas pessoas mais esclarecidas, para não se diga «o rei vai nu».

Cumprimentos
A. João Soares

Anónimo disse...

Abril, Maio, Junho ou Dezembro... É preciso dignificar o sentimento que nos move.É preciso sonhar a democracia. O sonho comanda a vida. Não desitamos!

Belzebu disse...

Quem pensa que Abril se resume a uma madrugada de esperança, engana-se! Abril é e será todos os dias, enquanto houver homens e mulheres sem direitos reconhecidos, sem voz e sem pão! Abril é uma flor que tem que ser regada todos os dias, mesmo em tempo de seca... mesmo nesta longa seca que atravessamos!

Aquele abraço infernal!

A. João Soares disse...

Utópico sonhador, É preciso sonhar a ditadura, como diz, mas acima do sonho, temos de cada um com a sua contribuição, realizar a democracia, isto é a procura de melhor qualidade de vida para todos os portugueses. Todos temos direito às mesmas condições de que auferem os familiares de políticos. Nós votámos nos polítcos e não na mulher, filhos, noras, genros e enteados e filhos de amigos dos eleitos.
Um abraço
A. João Soares

A. João Soares disse...

Belzebu,
Diz muito bem. Abril deve ser todos dias, cada hora que passa. Se não for aproveitada em benefício dos portugueses, é desperdiçada. E tempo é dinheiro. Portugal precisa da colaboração activa de cada um de nós. Os políticos devem ser vigiados para vermos quando de afastam dos objectivos para que foram eleitos. O povo é soberano e tem o dever de fiscalizar o trabalho daqueles que elegeu para seus representantes.
Um abraço
A. João Soares

Amaral disse...

João
Concordo com Manuel Alegre. Aliás, alguns dos meus poemas do último livro ("25Agril/34Anos") coloco essa questão.
Abraço

A. João Soares disse...

Amaral.
Quem faz uso do pensamento, como o Amaral e o Manuel Alegre, só não diz estas coisas se não tiver coragem ou estiver comprometido com o regime. São evidências que devem ser encaradas frontalmente, não apenas para dizer mal, mas principalmente para apontar pistas para avançar decididamente em direcção objectivo ainda não alcançado e que se mantém válito e desejado.
Abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

Não disse "sonhar a ditadura"...
Para isso já nos basta a democracia dos espertos.

A. João Soares disse...

Utópico sonhador,
Por vezes, as palavras involuntárias descobrem os pensamentos que nos apoquentam! Não é ditadura formal e às claras, mas é a democracia que temos, a democracia dos espertos.
Abraço
A. João Soares