domingo, 27 de julho de 2008

Barbeita é notícia

Os moradores de Barbeita protestaram em abaixo-assinado contra o aumento consumado em 1 de Julho no custo e as anunciadas alterações nos horários a partir de 1 de Agosto dos transportes que servem esta importante localidade.

Exemplarmente, as gentes desta terra aprenderam os conselhos de Mário Soares quando defendeu o direito a manifestar a indignação e os de Cavaco Silva quando aconselhou a não se resignarem.

Segundo o JN, a Câmara, representada pelo vereador, vice-presidente, Américo Nunes, recusou o abaixo-assinado de protesto dos moradores por estar em causa um serviço privado e não municipal, mas, como os actos de gestão da empresa de transportes Berrelhas são aprovados pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), aconselhou a entregar o abaixo-assinado no Governo Civil de Viseu".

A Élio Oliveira, um dos subscritores do documento, felicito pela forma ordeira de tentar resolver o problema e a mobilização que fez para conseguir o abaixo-assinado. No entanto, recordo que há outras formas de luta também ordeiras e concernentes com a lei da oferta e da procura, que é fundamental na economia de mercado, e que é pouco lembrada. Segundo ela, para baixar os preços é preciso baixar a procura. Isto traduz-se em que as pessoas do povo de Barbeita, que tenham capacidade física para o fazer, pelo menos quando as condições climáticas o permitirem, passem a deslocar-se a pé até à carreira de tiro e, aí, apanharem o STUV. A Berrelhas, quando vir diminuída a procura e reduzida a facturação, terá de decidir baixar os preços, para captar mais clientes e, dessa forma, recuperar o volume de negócio.

Esta sugestão não representa grande sacrifício, pois há algumas décadas a estrada era de macadame poeirenta no verão e lamacenta no Inverno e as deslocações faziam-se a pé mesmo até Viseu. Pela forma referida, este esforço, de dez minutos em estrada alcatroada, durará dois ou três meses, porque a Berrelhas preferirá, logicamente, ceder a ficar sem volume de negócio que lhe cubra as despesas com as carreiras.

2 comentários:

Amaral disse...

João
Cada vez mais temos de mostrar a nossa indignação, não podemos cruzar os braços, senão seremos umas marionetas.
Boa semana
Abraço

A. João Soares disse...

Amaral,
Estamos numa época em que os cinco sentidos devem estar bem afinados para reagirmos com oportunidade e da melhor forma. Temo que a melhor forma esteja a tornar-se cada vez mais musculada, como em casos que têm sido noticiados.
Abraço e Boa semana
João