sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cotação de mercado de combustíveis

Na sequência do post «Combustíveis. Gostava de ser esclarecido» deparei com o seguinte artigo da SIC Online, de ontem, que vem lançar alguma luz sobre a exploração dos consumidores pelas gasolineiras.

Gasolineiras cobram mais 5 cêntimos do que deviam

A SIC analisou as cotações de mercado que as gasolineiras dizem usar para definir os preços de venda ao público e descobriu que os consumidores estão a pagar pelo menos mais cinco cêntimos acima dos praticados quando, no primeiro semestre do ano, a gasolina e o gasóleo refinados estavam a preços iguais aos da semana passada.

Preço dos combustíveis. Gasolineiras não descem preços ao mesmo ritmo da descida das cotações de mercado

Lucros das gasolineiras: 1 milhão e 50 mil euros por dia

As gasolineiras garantem que os preços de venda ao público não resultam directamente do preço do barril de petróleo, mas das cotações no mercado europeu de produtos refinados - o chamado Platt´z.

Dizem também que o impacto chega aos postos de abastecimento portugueses uma semana depois.

Isto significa que, o preço do combustível que esta semana está a ser vendido ao público é uma consequência das cotações no mercado de Platt´z na semana passada.
Para avaliar o comportamento das gasolineiras, basta usar os argumentos das gasolineiras e ver quando é que as cotações no mercado de Platt´z estavam iguais à semana passada.

Em relação ao gasóleo refinado, na semana passada estava com uma cotação igual à praticada no fim de Fevereiro, que permitiu que uma semana depois o preço médio de venda ao público fosse de 1 euro e 23 cêntimos.
Mas agora tem estado a ser vendido ao preço médio arredondado de 1 euro e 31cêntimos, quase oito cêntimos mais caro, apesar de ter o mesmo valor de mercado.

Para a gasolina sem chumbo 95 é quase a mesma coisa.
Na semana passada estava no mercado de refinados ao mesmo preço da segunda semana de Abril.
Nessa altura, foi vendida a 1 euro e 40 cêntimos por litro. Mas agora os consumidores têm de pagar mais quase 6 cêntimos.

As gasolineiras argumentam que o preço não pode ser igual porque o dólar está mais caro.
E é verdade. A SIC fez as contas, conferiu com especialistas e pode garantir que o impacto da valorização do dólar aumenta o preço de venda ao público da gasolina e do gasóleo em cerca de um cêntimo.

O que quer dizer que as gasolineiras estão agora a ganhar pelo menos mais cinco cêntimos por litro na gasolina e quase seis cêntimos por litro no gasóleo.

NOTA: parece que não está a haver verdade, sinceridade, lisura, da parte das gasolineiras. Quanto às autoridades que deviam defender os interesses dos portugueses, não se vê capacidade ou vontade de actuar.

5 comentários:

mundo azul disse...

Infelizmente é assim...Todos querendo tirar vantagem em cima de alguém... No caso, nós os consumidores!

Um bom alerta, meu amigo...


Beijos de luz e um final de semana especial!!!

A. João Soares disse...

Cara Zélia,
Obrigado pela visita. A humanidade não está solidária, com interacções positivas. Piores do que animais selvagens, cada ser humano procura explorar os descuidos do seu semelhante.
Como o Mundo seria maravilhosos se nos amássemos uns aos outros, num clima de confiança ilimitada!
Mas a vida real é dura e temos de andar muito atento e reagir às injustiças de que somos vítimas. Nem podemos confiar naqueles que têm por dever defender-nos, os políticos. Parece que estes são os nossos piores inimigos.

Beijos e bom fim-de-semanaJoão

A. João Soares disse...

Realmente, algo estava mal. Só assim se compreende que, depois de levantado o véu que encobria esta exploração, a GALP tenha dado o braço a torcer, como se vê na noticia que transcrevo:

Galp desce preços em três cêntimos na gasolina

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1015745

A Galp desceu este domingo o preço de referência dos combustíveis, reduzindo três cêntimos no preço da gasolina, que passou a ser de 1,428 euros na gasolina 95, e um cêntimo no preço do gasóleo, que passou a ser de 1,291.
A partir das 00:00 deste domingo, também o preço da gasolina G Force 95 desceu para 1,483 euros, a G Force 98 passou a ser vendida a 1,568 euros e o gasóleo G diesel a 1,366 euros.

Magno disse...

Em Portugal, não existe concorrência entre as gasolineiras existe a meu ver, cartel, e uma total falta de respeito da Autoridade da Concorrência em relação aos aumentos praticados por estas entidades.
Quem paga é sempre o português...
No entanto estamos a pagar uma factura, de nunca termos apostado realmente numa politica de energias renováveis e de combustiveis alternativos, mais uma vez estamos na cauda da Europa nesta matéria, agora temos de pagar a PESADA FACTURA....

A. João Soares disse...

Caro Magno,
Quando o mar bate na rocha... é o povo que paga as consequências de todos os erros dos políticos.
A tacanhez de raciocínios tem levado a não aproveitar a energia nuclear e os recursos de urânio tão abundantes, a desperdiçar a água que corre nos nossos rios, parando a construção da barragem de Foz Coa, atrasando a de Alqueva, e retardando o início de construção de muitas outras. Agora há um certo entusiasmo com a energia eólica mas só depois de ter sido vencida a oposição de «ambientalistas».
Somos um povo que não merece ter tido os descobridores do tempo do Infante D. Henrique.
Agora, devido aos defeitos de que somos vítimas, estamos a pagar uma pesada factura.
Abraço
A. João Soares