terça-feira, 10 de março de 2009

Cavaco preocupado e triste

Segundo notícia do Público, o Presidente da República, Cavaco Silva, admitiu estar “preocupado e até um pouco triste com a situação que o país atravessa, mas continua «muito determinado em falar com os portugueses, conhecer as preocupações daqueles que têm dificuldades e estimular os que têm sucesso”.

Defendeu a criação de um Observatório Regional sobre o emprego e a economia, que agregue os actores sociais e estatais. Isto demonstra a consciência de que o desenvolvimento sustentável não depende tanto do Governo como do civismo das regiões e localidades, abrangendo contributos convergentes de todos os sectores desde o trabalho ao capital.

As justificadas preocupações do PR quando faz visitas ao País real têm um sério significado e podem suscitar o ímpeto malhador do ministro da propaganda. Mas, infelizmente, pela sua repetição, sem efeitos visíveis, demonstram a incapacidade das estruturas do Poder em que ele está inserido como Supremo Magistrado da Nação.

A minha idade e consequentes lembranças do passado levam-me a comparar as suas palavras às proferidas, em fins da década de 60, por Marcelo Caetano quando quis proceder à transparência democrática com as «conversas em família». Periodicamente, após o telejornal, aparecia em nossas casas a explicar a situação do País. Mostrava conhecer todas as dificuldades com que os portugueses se debatiam. Era um encanto de medida democrática!

Mas o mal veio alguns meses depois de ter começado com as «conversas», após ter percorrido todo o rol de problemas e, então, com o mesmo ar seráfico e aparente boa vontade, voltou a referir os problemas já anteriormente equacionados e que entretanto não tiveram resolução. Aí, as pessoas mais atentas começaram a considerar que as «conversas em família» eram uma confissão de incapacidade, talvez por razões justificáveis, mas como não eram explicadas, eram atribuídas a incompetência do Governo, que nem as conversas conseguiam disfarçar. Demorou menos de cinco anos a ser obrigado a deixar o Poder.

Ora, com Cavaco Silva está já a acontecer fenómeno semelhante, concluindo-se que as suas viagens ao interior do País podem ter muito interesse para ele e os seus acompanhantes, mas delas não resulta qualquer benefício visível para a população carenciada que vive, trabalha e sofre no Portugal Profundo, no País Real, não por culpa dele, mas do Governo que é o poder executivo que pode fazer ou deixar de fazer.

É certo que o PR não tem poder para resolver tais problemas, nem o tinha para os evitar, que continuam a ser preocupantes, porém o povo não se satisfaz com sentimentos de comiseração inútil e ineficaz e, quando se consciencializar da origem do seu sofrimento e da ausência de medidas eficazes, aumentará a «campanha negra», a auto-vitimização dos governantes. Marcelo Caetano aguentou cinco anos e agora tudo evolui com muito mais rapidez. E não comecem a malhar nos militares pensando no que aconteceu no 25 de Abril, pois não há duas revoluções iguais. Nas Filipinas o Presidente Joseph Strada caiu sem violência pela pressão pacífica do povo. Oxalá não haja por cá tantos estragos inúteis como na Grécia, nem a violência ocorrida na Guiné. Mas os analistas e os pensadores devem esclarecer o Governo da necessidade de pensar mais no povo do que nos banqueiros e grandes senhores do capital.

Alguns títulos da Imprensa sobre o tema:

Cavaco Silva admite estar “preocupado e triste” com situação do país
Cavaco está "triste" com a situação que o país atravessa
Cavaco diz que combate à crise deve ser "causa nacional"
"Recebi indicadores sociais de alguma gravidade"

4 comentários:

Luísa disse...

É mais fácil ser Primeira Dama que Presidente!
Notoriamente destacável foi o discurso da senhora na entrega do prémio "Máxima", à mulher que mais se estacou em 2008. Certeira!
Poderia a senhora dar uns bons conselhos ao seu conjuge para que os seus discursos não se esvaziem em boas ideias...impraticáveis!
É apenas uma sugestão...

Viver no país real é mesmo uma aventura! Ou, para os mais radicais, é uma descida de rafting, por uma qualquer cachoeira do Gerês, sem aparecerem lagoas possiveis para parar.
Beijinho João!Tenho aconselhado o seu blog a muitos amigos.

A. João Soares disse...

Cara Luísa,
Muito obrigado pelas palavras de estímulo e pela divulgação deste espaço modesto, mas com muito boa vontade de contribuir para um Portugal melhor para os portugueses que são a maioria silenciosa.
Gosto de ler as suas palavras de quem observa o que se passa e reflecte nelas e nas realidades.
Abraço
João Soares

Mentiroso disse...

«Preocupado e triste»? só se forem lágrimas de crocodilo. Que falsidade, o autor da nossa desgraça fingir assim. Não foi ele quem roubou ou deixou roubar – para o caso é o mesmo – os fundos de coesão da União
Europeia? Não foi ele quem destruiu a já pouca indústria enquanto os outros países europeus a construíam? Não foi ele quem deixou o governo com uma alta inflação e um défice superior aos 5%? Então agora é que está preocupado, o bandido do aldrabão que nos atirou para a miséria? Veja-se lá se ele defende a formação duma comissão de inquérito à origem da desgraça, a fim de que se possam apurar os culpados e julgá-los? Isso não, nunca, iria recair sobre a classe dos malvados e parasitas. Sobretudo sobre ele mesmo.

Com o Cavaco é pior que com o Marcelo Caetano. Enquanto que o primeiro foi o AUTOR DIRECTO do mal actual (excepto no que se refere à crise mundial) o Caetano não foi autor de nada, até nem estava a ser bem um continuador.

Claro que o Cavaco agora não pode evitar, mas já teria sido menos mau se não os tivesse provocado. Recorde-se .

Os políticos não formam mais partidos, mas famílias oligárquicas que nem tampouco seguem os ideais dos partidos (veja-se o PS e o PSD, por exemplo), tão bons são uns como os outros e não há por onde escolher. Isto tem que dar uma grande volta e quanto mais se esperar maiores serão os estragos, porque como não querem ir a bem acabará por ser a mal.

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,
Uma boa retrospectiva do início da entrada para a CEE. Veio muito dinheiro para modernizar o sector produtivo, mas foi desviado para luxos espaventosos, e a concorrência com a indústria, a agricultura e as pescas caiu num fosso. Má organização, imoralidade, desvios, que ficaram impunes, como acontece com todos os crimes de colarinho branco, neste rectângulo. E o pior é que efeito desse desvario se multiplicou e permanece em comportamentos de exploração, de especulação, de roubo descarado aos mais pobres. Nasceu o gosto pela política, onde estão mais próximo do poder económico e financeiro e podem adquirir riquezas nunca antes sonhadas e ostentam sinais exteriores de riqueza em nome de familiares desde os progenitores aos primos emigrantes. Passa-se em todos os graus da administração desde autarquias a governo e, apesar do cortina de controlo, as coisas vão chegando aos olhos e ouvidos do povo, embora a Justiça raramente tome conhecimento, mas tudo fica impune, porque as provas não são legais ou concludentes, ou prescreve, ou é usada a pena suspensa.
Triste é o País que tal regime tem.
Abraço
João Soares