As notícias falam da solidariedade que tem alimentado o Banco Alimentar, numa época de crise em que as carências afectam grande número de famílias. Neste cenário, acho interessante o artigo pequeno mas muito rico de motivos de reflexão do JN de hoje que transcrevo.
Novos pobres
Por Manuel António Pina
Este ano fui um pouco mais generoso na contribuição para o Banco Alimentar Contra a Fome porque me lembrei do pobre dr. Vítor Constâncio e demais administradores do Banco de Portugal, que se queixam de que já não são aumentados desde 2005. Tão precária deve ser a situação de todos eles que os seus salários (ao contrário do que sucede, por exemplo, na Reserva Federal americana) nem são tornados públicos para lhes evitar a vergonha.
No entanto, segundo a sua declaração de rendimentos de 2006, sabe-se que o dr. Vítor Constâncio ganha pouco mais de 23 mil euros por mês (o presidente da Reserva Federal ganha 15 mil). É certo que o dr. Vitor Constâncio tem direito a carro de alta cilindrada e motorista pagos pelos contribuintes, taxas de juro bonificadas e reforma ao fim de 5 anos, mas que é isso para um licenciado pelo ISCEF e ex-secretário-geral do PS? Por isso, mais louvável ainda é o desprendimento e apego à causa pública com que o dr. Vítor Constâncio e seus pares dolorosamente aceitaram prescindir este ano do aumento de 5% (mais 14 mil euros anuais) que chegou a ser anunciado. Deus lhes pague.
Ontem, no X (ex-Twitter)
Há 1 hora
2 comentários:
João
Devemos dar graças por haver iniciativas como esta. O BA é, já, um símbolo de apoio aos pobres do nosso país.
Abraço
E aqui, o autor do texto, aponta no rol dos que precisam de apoio alimentar Víctor Constâncio e os seus colegas da Administração do Banco de Portugal!!!
Uma situação escandalosa. Mas quem os lá pôs e os lá mantém são indivíduos do mesmo gangue, ou já comeram ou esperam comer do mesmo. Consta que o substituto do Víctor será o Teixeira Santos, aquele que mantém residência oficial em Matosinhos para estar a receber há muitos anos subsídio de residência.
Tais benefícios não são para todos !!!
Abraço
João
Enviar um comentário