sexta-feira, 14 de maio de 2010

Museu de Marinha, com quase 150 anos, será extinto

Resumo do Projecto

1- O MC pretende criar um novo museu, dedicado à Expansão da Cultura Portuguesa no Mundo, através da Viagem e das Descobertas Marítimas, o qual incorporará o actual Museu de Marinha.

2- As instalações do novo museu corresponderão às instalações ocupadas pelo actual Museu de Marinha, acrescidas das instalações do actual MNA, cedidas, entretanto ao Ministério da Defesa Nacional.

3- Será criada uma Comissão Técnica, com o objectivo de conceber o projecto museológico, constituída por um coordenador e por uma equipa pluridisciplinar nas áreas da investigação e da museologia, a qual incluirá, obrigatoriamente, o Director do actual Museu de Marinha, para além da participação de outras individualidades indicadas pela Marinha.

4- A Comissão Técnica será encarregada da concepção do projecto museológico do novo museu, devendo ainda propor o nome, o modelo de gestão, as modalidades de financiamento do novo museu e a produção de conteúdos e a identificação do respectivo acervo

Foi recebido por e-mail que trazia também o seguinte comentário:

O tão falado Museu da Viagem que a actual Ministra da Cultura quer construir implica a destruição, eliminação, roubo ou esbulho (escolham o termo que quiserem) do nosso centenário Museu de Marinha (fará 150 anos em 22JUL2013).

No segredo dos gabinetes trabalha-se um projecto cujo resumo está no documento anexo e assume, sem disfarces, que o novo museu ira incorporar o Museu de Marinha (que, obviamente, irá desaparecer).

O centenário MM é
um dos mais visitados a nível nacional e com um nível de auto-sustentação que não tem paralelo em qualquer outro museu do Estado. Mais de 85% das suas despesas são suportadas pelas receitas próprias.

Peço-lhes que, na medida do possível, façam loby para impedir este
acto predatório que se prepara ao espólio histórico de Marinha, em favor de mais um projecto partidário que certamente será pouso de boys partidários e custará muitíssimo mais ao pobre erário público. Há que respeitar a nossa história e o nosso património, e quem o tem gerido com parcimónia e idoneidade, com os limitadíssimos recursos financeiros que lhe têm sido disponibilizados. Será que esta gestão exemplar incomoda a senhora ministra?

3 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Cicuta, pois é...
E com toda esta crise, a febre
da mudança dos Museus, dos Coches
e agora soube pelo amigo que o
da Marinha.É incrível.
Obrigada pela visita ao meu
blogue.
Bom fim de semana.
Beijinho

A. João Soares disse...

Parece que o Museu da Marinha não muda de local mas de direcção e dependência. Passará a ser mais um asilo para boys com aumento de despesas em todos os sectores e provavelmente com uma gestão técnica muito inferior à actual.
Oxalá não venha a desaparecer muito património como aconteceu no do Palácio da Ajuda num empréstimo à Grã-Bretanha (salvo erro).

Abraço
João
Saúde e Alimentação

Costa Pinto disse...

Esperemos que tal não aconteça