domingo, 24 de outubro de 2010

OE. Haja sentido de Estado

Frases do Dia para meditar

«O candidato à presidência da República Fernando Nobre considera que as negociações entre o Governo e o PSD para a viabilização do Orçamento do Estado (OE) visam apenas "salvar a face" e "continuam os tacitismos políticos no seu pior". "O que importa é salvar as aparências, não é salvar Portugal".»

Em «Um Orçamento para "salvar a face"»


«Enfim, espero bem que as conversas prévias dos estados-maiores dos dois partidos com os seus negociadores não tenham terminado, como no futebol antes da entrada em campo, com um grito de "Vamos a eles!" Afinal de contas, como ontem muito bem se acentuava neste espaço, estão em causa 10 milhões de pessoas que ainda não desistiram de ser portugueses.»

José Leite Pereira em «Política e Justiça lembram o futebol»


«Foi por este caminho de falsidades que os portugueses foram conduzidos ao maior suplício dos tempos modernos. Aprovem lá o Orçamento, abram as portas ao FMI - mas não deixem sem castigo (político e não só) os responsáveis por estes crimes. É que já basta!»

António Freitas Cruz em «De mentira em mentira até chegar o FMI»


«Agravamento de impostos, cortes nos salários da Função Pública, nas políticas sociais, nas áreas da saúde e da educação, numa só palavra, está em negociação o mais duro Orçamento imposto em Portugal após o 25 de Abril. As aberturas dos telejornais, as vozes da rádio, os títulos dos jornais e a blogosfera vão derramando sobre nós, gota a gota, o pacote da austeridade. O paralelo com os anos 80 não colhe. Mário Soares disse, nesses tempos, que "já se começava a ver luz ao fundo do túnel". Aludia aos efeitos da adesão à actual União Europeia e aos fundos comunitários que chegariam de Bruxelas. Em 2010, porém, o cenário é mais grave. Temos o túnel, mas ninguém vislumbra luz ao fundo.»

Mário Mesquita em «O túnel sem luz ao fundo»

4 comentários:

Mentiroso disse...

Este post parece um resumo do que se encontra nos blogs da Mentira e do Leão Pelado e no site da Mentira, todos acessíveis pelo link do nome neste comentário. Só falta acrescentar o caminho da solução.

Daniel Santos disse...

Nobre acertou em cheio.

A. João Soares disse...

Caro Leão Pelado,

Nestes temas nada pode ser dito que não esteja já nos seus trabalhos, que são autênticos manuais para fins didácticos. É pena que os políticos não se preocupem em aprender um pouco desta ciência de fazer POLÍTICA em vez de se penderem com politiquices e troca de ofensas entre os partidos.

Um abraço
João
Do Miradouro

A. João Soares disse...

Caro Daniel Santos,

Nobre é um homem generoso que tem passado a vida a entregar-se ao socorro dos outros, em condições de necessidade vital. Não tem os vícios e as manhas da política. Para mim, de entre todos os candidatos, é o que tem mais potencialidades para ajudar o País a sair do pântano em que se vem afundando. Todos os outros têm rabos de palha por onde se lhes pode pegar fogo, O passado entregue á política, não pode garantir vontade e capacidade para tirar o País do buraco em que eles nos meteram. Nobre está isento de tais vícios e com muita experiência positiva de ajuda aos outros.
Do Miradouro
Abraço