segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pobreza. Realidade a transformar

Apesar das promessas e afirmações bombásticas de propagandistas alheios às realidades do País, chegam, de origem oficial, informações dramáticas que denunciam um estado catastrófico na vida de cerca de metade dos cidadãos. Segundo o artigo do JN «504 096», o relatório apresentado, há uns dias, pelo Conselho Nacional de Educação indica que mais de meio milhão de crianças (504.096) são abrangidas pela Acção Social Escolar. Isto significa que estas crianças, que correspondem a quase metade das crianças portuguesas que frequentam as nossas escolas, dependem do apoio financeiro do Estado para comprar livros e material escolar. E dependem das cantinas escolares para comer. Numa palavra, são 504 096 crianças pobres. O facto de representarem quase metade das crianças das escolas faz meditar na dimensão da catástrofe social existente, apesar de tantas palavras falsamente optimistas de governantes.

Outro aspecto que contradiz a propaganda sobre a obrigatoriedade do ensino até ao 12º ano, é que apenas 30% dos alunos chegam ao 12º ano.

O estado de penúria da população também se torna visível nos cerca de 460 mil portugueses que passam fome ou, eufemisticamente,"sérias perturbações no acesso a alimentos", na linguagem técnica do nosso Instituto Nacional de Estatística; ficámos também a saber que cerca de 2,14 milhões de portugueses são pobres ou segundo o INE, em "privação material".

No entanto, no momento da elaboração do OE, esse problema é esquecido e, entretanto, enterra-se no BPN o que faltava para somar 5000 milhões de euros saídos do bolso dos contribuintes e passa-se ao lado, sem as fechar, das torneiras de saída de dinheiro público sem utilidade nem racionalidade aparente como ficou dito em Onde se cortam as despesas públicas??? e em Dezenas de institutos públicos a extinguir.

Mas a Comunicação Social continua a encher espaço e tempo com o espectáculo tosco de pugilismo feito por actores que não querem machucar-se, como se deduz de OE. Haja sentido de Estado.

Com este panorama, indícios e sintomas, é preciso ter muita fé para augurarmos melhores dias!!!

Imagem da Net

2 comentários:

Mentiroso disse...

Boa explicação.
Bom, parece que todos ouviram as palavras do Coelho naas notícias de ontem à noite e de hoje. Resumindo, ele afirmou que se o governo não destruisse os sistemas educativos e de saúde, o seu partido (Partido Anto-social Anti-democrática), não deixaria aprovar o OE.

Relaciona-se esta orgia de sede de poder anti-social com este post e tirem-se as conclusões que sejam evidentes.

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,

Para si e para quem pensa não há surpresas em qualquer atitude dos políticos viciados na politiquice que nos tem esmagado. Agem em conformidade com a táctica de bando defendendo os cúmplices e coniventes e calando-os com tachos principescamente remunerados, nem que, para isso, seja necessário aumentar para o dobro o número de administradores de empresas públicas ou criar novos Institutos, comissões, fundações, etc. Nenhum partido quer acabar com tais cancros sugadores das energias do País, porque quando forem para o Poleiro terão interesse em continuar com o mesmo esquema ou outro parecido.

Metam-nos todos em aviões para a Madeira com bilhete válido só até meio caminho!!!

Um abraço
João
Sempre Jovens