Seria desejável que as instituições do poder, tanto central como local e como os serviços públicos, tivessem bem definidos os objectivos a atingir, os interesses nacionais a defender e as linhas estratégicas para levar a cabo as suas funções em benefício de Portugal , dos portugueses.
Mas, infelizmente, tudo evidencia a ausência de tais definições e a existência de decisões pontuais, por palpite, sem critério, descoordenadas e incoerentes. Além de serem contraproducentes, delas resultam despesas e adiamentos até se acertar na solução correcta.
A barafunda dos sinais de trânsito são um exemplo disso. Muitas vezes mais valia não estarem ali. Não me refiro à questão polémica do excesso de velocidade e da velocidade excessiva, mas a sinais colocados por sorteio que, pela sua irracionalidade, incitam à infracção e só podem servir para a «caça à multa».
A imagem mostra, na marginal Lisboa-Cascais, uma via com duas faixas em cada sentido que pode dar um bom escoamento de trânsito, onde a velocidade está limitada a 60 Km/h, aparece um sinal de 30, inesperadamente, sem nada que o justifique, mas que só é válido durante pouco mais de uma dezena de metros que o separa do sinal de 50«velocidade controlada» que então aparece.
Pergunto: alguém poderá explicar a razão da existência do 30? Será que houve obras que levaram à sua colocação e depois se esqueceram de o retirar? Mesmo o de 50 que se lhe segue é discutível, porque para avisar do semáforo próximo não é aquele o melhor método.
Mas para sofrimento dos automobilistas, há muitos outros casos parecidos, alguns já referidos neste espaço, que demonstram um deficiente raciocínio sobre a segurança rodoviária e sobre o efeito esperado dos sinais que, muitas vezes têm uma intenção penalizante em vez de contribuírem para uma circulação fluida e segura para veículos e peões.
"Cancelamentos culturais" na América (4)
Há 7 horas
2 comentários:
Mas não existe qualquer confusão na imagem apresentada.
Os responsáveis pela sua colocação acharam que as condições da via, naqueles cerca de 20 metros, seria perigoso conduzir acima de 30 kms/h
Utopicamente, temos de lhes dar o benefício da dúvida. Eles é que mandam!!! Aproximando-se a 60, em estrada sem obstáculo nem perigo, deve reduzir-se a velocidade para menos de 30, embora se veja o sinal um pouco mais à frente que permite circular até 50, mesmo havendo um semáforo para peões e viaturas (nos metros anteriores nem tal perigo existe!!!)
Mas um radar da polícia pode multar quem circular a 31, naquele pequeno espaço «dourado».
Um abraço
João
Sempre Jovens
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