domingo, 23 de setembro de 2012

Padre Mário da Lixa e a austeridade



Trata-se de uma opinião desassombrada do Padre Mário Pais de Oliveira apoiada em fundamentos teológicos e texto bíblico, que vem enquadrar-se nas ideias contidas em notícias já conhecidas de que se citam, ao acaso:

Freitas do Amaral sugere imposto acrescido sobre os melhores salários

Alberto João Jardim diz que “a paciência das pessoas tem limites”

Alberto João Jardim quer mudança de regime

Ladrões já começam a assaltar as hortas 

CGTP propõe alternativas para o Estado arrecadar seis mil milhões sem cortes

6 comentários:

Manuel Bernardo disse...


Este ex-padre apenas poderá ser considerado um elemento fanático de extrema-esquerda, já que nada lhe dá o direito de insultar o Primeiro-Ministro de Portugal livremente eleito, num estado de direito. A sua credibilidade fica completamente desfeita ao chamar ladrão e assassino a Passos Coelho. Espero que o PGR, apesar de estar de saída, cumpra a sua obrigação legal de o acionar juridicamente.
Manuel Bernardo

A. João Soares disse...

Caro Bernardo,

Este homem é provavelmente um rebelde contra tudo o que lhe pareça de direita. Mas tem o cuidado de no discurso salientar que se trata do emprego de palavras da Bíblia, numa situação, de certo modo, parecida com a actual e sublinha que o «insulto», de ordem teológica é dirigido à instituição e não às pessoas.

Realmente, é invulgarmente agressivo nas palavras, mas têm aparecido outros descontentes indignados a dizer o mesmo, embora em linguagem mais soft.

Abraço
João

Anónimo disse...

Este padreco, é da mesma linha do Alegrete, até acho que também esteve na Guinè,e aconselhava os nossos soldados a desertar e passar-se p'ró IN.
Ele até me parece que está à margem da Igreja.Eu não lhe dou qualquer crédito.
F.Magro

A. João Soares disse...

Caro F. Magro,

As melhores qualidades da Democracia são a liberdade individual, a liberdade de opinião e de expressão e adopção das palavras cristãs dos irmãos em Cristo que devem amar os outros como se amam a si próprios.

Não costumo avaliar as palavras em função das bocas que as proferem, mas das ideias que transmitem. Para conhecermos o mundo em que vivemos e podermos escolher os melhores caminhos para os objectivos que escolhemos, temos que dar atenção às ideias que nos rodeiam.

Mesmo que o Padre Mário seja um idealista utópico, não devemos desprezar as ideias que alimente. porque nelas pode residir verdade, realismo, moral, ética e amor ao próximo.

Na metodologia constante em Pensar antes de decidir é aconselhado não desprezar qualquer hipótese de «modalidade de acção» ao fazer a lista de onde se há-de escolher a melhor. Em qualquer exclusão apressada e imponderada pode deitar-se para o lixo a melhor solução. Tal actuação poderá ter sido a solução do iluminado que acorda com uma ideia sonhada e que a impõe ao País «custe o que custar».

Entre os dois métodos prefiro não desprezar, as ideias do padre Mário ou do padre Melícias, ou do Ministro Miguel Macedo quando diz ser necessário reduzir as cigarras, porque o que faz crescer o País são as formigas.

Um abraço
João


A. João Soares disse...

Recebido por e-mail:

Eduardo Ximenes 13 de Setembro de 2012 11:07
Texto acabado de enviar para a página do FB do Presidente da Republica Portuguesa

Exmo Senhor Presidente da Republica Portuguesa

Eu até aceito que o Senhor não saiba falar, não se saiba exprimir e assim que cometa ALGUMAS GAFES!

Só não aceito que nos continuem a exigir, que paguemos os erros que o Senhor cometeu, quando foi 1º Ministro (acabar com as pescas, agricultura e industria).

E ainda mais, que se mantenha calmo e sereno, deixando estes aprendizes de (des)governantes continuar a defraudar tudo e todos (excepto o patronato).

Continua a ser o 3º Presidente dos Paises da CE mais GASTADOR, sem que daí venham mais VALIAS.
Espero que este orçamento pré anunciado, o Senhor Presidente se digne enviar para o TC, sem quaisquer dúvidas. (já me devem um subsidio.........!)

As REFORMAS dos politicos, devem passar de imediato, para o regime geral da segurança social, (com efeitos rectroactivos) e sem quaisquer outras benesses.

As Fundações, Observatórios e Institutos, devem ser de imediato restruturadas ou fechadas e as verbas cortadas.

A justiça deve e tem que funcionar de forma livre e justa e não como de FAZ DE CONTA (de certeza estavam muitos intocaveis a ver o sol aos quadradinhos o que esperamos que tal venha a acontecer.)!

CRISE DE GOVERNAÇÃO não, crise é dos Portugueses e para isto acabar, o Senhor Presidente deve demitir de IMEDIATO ESTE (des)GOVERNO e nomear um governo com pessoas sérias, honestas e competentes (que certamente ainda por aí as há...............!). A não ser que o Semhor Presidente esteja à espera que estes aprendizes de (des)governantes FECHEM TOTALMENTE O PAIS.

O Senhor Presidente já vai ficar para a história como o PIOR 1º MINISTRO DE PORTUGAL. Será que também quer ficar para a história como o PIOR PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA e o mais Gastador?

NÃO CONTRIBUI PARA A DIVIDA DO PAIS E NÃO ME SINTO RESPONSAVEL PELO SEU PAGAMENTO. O excesso de politicos é que são o buraco NEGRO da nação.
Nunca vi politicos tão MENTIROSOS, INCOMPETENTES, HABILIDOSOS E SERVIS(ao estrangeiro), que não merecem passar nas imediações, quanto mais sentar-se em São Bento!

O mais provavel é o Senhor Presidente ,não ler esta msgl, mas ele irá circular pela net para assim difundir este meu parecer!

Zé do Binho disse...

Meu amigo Mário Oliveira então não aparebeste no bestival do Binho Berde nas Fontaínhas? Ora, contábamos contigo e trouzemos um barril a mais. Bolainas...
Tem cuidado que ainda te pueem o PGR atrás de ti. Tou bartinho de te abisar de que não debes fazer esses bídeos depois de passares a tarde na tascola do Balbino da IURD.

Aqule avraço meu caro avigo presbitéreo da igreijia do do Puerto