quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Agora mostrem quanto valem !!!

Em época de o ministro das Finança levar muita pancada, vinda de variados sectores, inclusivamente da Coligação, ele teve uma atitude de rara ousadia na nossa viciada política, desafiando os deputados a proporem cortes na despesa do Estado.

Esta atitude vem recordar-me os tempos de rapaz em que se usava a expressão «não és homem nem és nada se não reages ao desafio». Espera-se que os senhores deputados, principalmente os da oposição, aceitem este desafio e evidenciem o seu valor, a sua moralidade, o seu patriotismo e não deixem de indicar ao senhor ministro as soluções tão faladas, e que não exigem invenção, pois basta ir aos países nórdicos e adaptar ao nosso País as soluções que lá usam.

Só para uma pequena sugestão: cortar a quantidade de deputados, de assessores, de especialistas, de consultores, de apoios a fundações sem utilidade indispensável ou mal geridas, de observatórios não absolutamente necessários, de comissões, de grupos de trabalho, de empresas públicas, de contratos com PPP, dos carros de deputados e de outros servidores do Estado, de municípios, de freguesias e de muitas e diversas mordomias e outras despesas não directamente contributivas para o bom funcionamento da máquina pública e para a vida dos portugueses, etc. etc.

E não esquecer de legislar para reduzir a burocracia ao mínimo indispensável, para combater eficazmente a corrupção, o tráfico de influências e o enriquecimento ilícito, etc.

Na verdade, este desafio não pode ser desprezado por deputados patrióticos que queiram mostrar a sua dedicação ao interesse nacional, como deve ser seu apanágio. Não lhes falta campo para dominar a bola que lhes é passada e a devolver à baliza de Vítor Gaspar.

Ficamos à espera de saber se são homens para isso…

Imagem de arquivo

4 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

Gostei!

Chega de paleio barato de salvadores de pátrias. Mostrem agora o que valem.
E é por estas e por outras que reajo sempre aos ataques dos que, estando por fora, nunca racham a lenha.

A. João Soares disse...

Caro Vouga,

Estamos de acordo. As minhas críticas vão sempre dirigidas aos que desempenham cargos em que juraram defender os interesses nacionais, mas da oposição espero sempre que se mostre consciente do interesse nacional o que deve demonstrar com propostas e sugestões que nos convençam de que serão uma boa alternativa em próximas eleições. Essa demonstração de valor não pode ser resumida a «palavras de políticos» porque estas são de tal forma leves, voláteis, que desaparecem com a mais ligeira brisa.

O Gaspar teve essa ideia de lhes passar a bola e, agora, fico à espera de que mostrem ser homens de coragem e patriotismo para capazes de definirem aquilo que têm vindo a papaguear em «palavras políticas».

Um abraço
João

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

O homem é francês mas não é nada burro. O que ele diz é evidente, mas chegou a hora de alguém COM PESO o deitar da boca para fora.

A. João Soares disse...

Caro Vouga,

Presumo que este comentário era destinado ao pst «Austeridade não é a melhor solução».

Hollande é um homem maduro, preparado que deve saber ouvir os «sábios» com quem contacta e reflectir sobre a informação que lhe chega e não parece ser um obstinado que se considera dono de toda a verdade, custe o que custar».
O que ele diz já aqui consta em vários posts, vindo de outras pessoas, desde João Salgueiro até ao PR e parece que o CDS está concordante com isso.

Abraço
João