domingo, 14 de outubro de 2012

Jorge Sampaio alerta para perigos da austeridade

Transcrição de notícia:

Jorge Sampaio quer renegociação do empréstimo da troika
PÚBLICO. 14-10-2012 - 09:55

Antigo presidente vê perigos para a democracia

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio (PS) diz ser necessário um consenso alargado para conseguir renegociar as condições do empréstimo com a troika (Comissão Europeia, BCE e FMI).

Em entrevista no programa “Portugal 2012”, da SIC Notícias, o Presidente que precedeu Cavaco Silva explicou que “já toda a gente percebeu que a austeridade rebenta com o país, com os portugueses e a sua esperança, com os direitos e até com a própria democracia”.

Jorge Sampaio referiu-se também ao perigo de uma “explosão social incontrolável”, e admitiu que o Governo acabe por cair. Realçou também a importância “de uma nova manifestação de cidadania” demonstrada nos recentes protestos que têm tido lugar em todo o país.

"Há um caminho que pode deslizar para um certo desespero" e "a democracia tem que responder com ideias, com aberturas partidárias", defendeu o antigo Presidente.

Imagem de arquivo

6 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro João Sares

Acho um piadão a estas abetardas (esta e o Marocas). Só querem rachar lenha quando estão de fora.
É bom não esquecer que foi ele que, com os seus malabarismos, colocou a besta do Sócrates na calha.

A. João Soares disse...

Caro Amigo Fernando Vouga,

É certo que nós temos a tendência de avaliar as palavras conforme a credibilidade e o prestígio da boca que as profere. Mas não podemos esquecer a história do miúdo que gritou «o Rei vai nu». Procuro ver as palavras e o seu significado e menorizar a sua origem, embora esta lhes possa dar mais valor.

Neste caso trata-se de mais uma entidade a reforçar aquilo que foi dito por João Salgueiro, Bagão Félix, Christine Lagarde, Durão Barroso. António José Seguro, Jerónimo de Sousa, etc. A multiplicidade de alertas reforça a mensagem transmitida ao PM, para repensar a sua decisão quanto ao OE 2013.

Há muitos alertas a referir a gravidade da situação e o perigo de sismos sociais graves. Estes só podem ser evitados com sensatez nas decisões do Governo e não com o aumento da quantidade de guarda-costas.

Abraço
João

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Segundo José Maria Martins "Jorge Sampaio é o reverso de Cavaco Silva - Ambos se aliaram para rebentar o Governo de Santana Lopes - Os bilderbergs assim queriam. Quando o PS se via a contas com as denúncias de pedofilia os bilderbergs afastaram o PS, meteram Durão Barroso e depois decidiram dar a Durão Barroso a presidência da União Europeia.
A partir daí os bilderbergs - maçonaria internacional - decidiu dar outra vez o poder ao PS.
Para tanto Cavaco Silva teria de se afastar do PSD, de Santana Lopes e escrever o tal artigo "A Lei de Gresham" no "Expresso".
Jorge Sampaio "confortado" com a posição de Cavaco Silva dissolveu a AR e eis o PS de Sócrates - fora convidado para a reunião anual dos bilderbergs em Itália - de novo no Poder."
Portanto há que ter cautela com esta "gente" que parecendo estar em campos opostos estão é fazendo o jogo dos seus interesses, neste caso do Clube Bilderberg!
Um abraço amigo e solidário.

menvp disse...

Blog POLITEIA: «E a primeira alternativa que temos de pôr em prática é a erradicação da OBSCENA VERBA de mais de 9 mil milhões de euros - que está inscrita no Orçamento de Estado - para pagar o serviço da dívida.»
.
.
Precisamos de Manifestações à Islândia - a revolução censurada pelos Media, mas vitoriosa!
.
Resumo (tudo pacificamente):
- RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA;
- Referendo, de modo a que o povo se pronuncie sobre as decisões económicas fundamentais;
[uma sugestão: blog «fim-da-cidadania-infantil»]
- Prisão de responsáveis pela crise;
- Reescrita da Constituição pelos cidadãos (e os partidos políticos têm de se aguentar a um muito maior controlo por parte dos cidadãos).
[nota: dever-se-ia consultar o know-how islandês]

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Não é fácil descortinar intenções ocultas. É certo que é rara a pessoas que não joga com interesse próprio ou do seu grupo.

Mas todas as palavras merecem ser analisadas e retirar delas a lição que nos parecer mais adequada. Como disse João Salgueiro, a austeridade proposta por Passos será um desastre, sendo a melhor solução o investimento produtivo.

Ontem o próprio Passos reconheceu que colocou o País num buraco e que disso já resultou a derrota do PSD nos Açores.

O PM tem o defeito grave de não querer ouvir as bosas sugestões, de ser obstinado, teimoso sobre ideias inadequadas, por não ter a indispensável preparação, como disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O próprio Cavaco Silva já alertou por diversas vezes para o perigo da austeridade.

Repara que cito pessoas credíveis da área política do Governo.

Em conclusão, o Passos está a arrastar o País dos nossos filhos e netos para um futuro de miséria e, provavelmente, para um ano 2013 de grave sismo social.

Abraço
João

Abraço
João

A. João Soares disse...



Caro Amigo MENVP,

Como bem defende no seu blogue, temos que acabar com políticas infantis, praticadas por crianças birrentas, impreparadas, teimosas e obsessivas com o lema «custe o que custar».
Não vai ser fácil, porque os vícios e as tramas que nos envolvem são muito fortes. Mas será pior desistir do que arriscar a mudança, e esta não pode demorar. Se a cura demora, o doente pode morrer entretanto.

Espero que surja um pequeno grupo de homens sérios bem intencionados e com capacidade de organização e de liderança que conduzam um forte movimento de mudança pacífica sem ser necessário dependurar muitos políticos de cabeça para baixo como fizeram à bandeira nacional.

E é preciso que a justiça funcione a sério contra todos os predadores do dinheiro público.

Abraço
João