segunda-feira, 19 de agosto de 2013

AUSTERIDADE É SOLUÇÃO ERRADA???


Será tontice provocada pelo calor estival? E ele pertence ao maior partido da coligação governamental!!!

A J Jadim disse que:

«A região é contra esta política tonta de austeridade que está completamente errada».

«Não se recupera as finanças de um país dando cabo da economia».

«O que se está a fazer é o jogo dos grandes interesses financeiros do capitalismo selvagem de uma Europa que está decadente».

Imagem de arquivo

8 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

A criatura está a ter o fim, merecido, do Xico-esperto que sempre foi. Convenceu-se que era um iluminado e que podia eternamente enganar tudo e todos.
Em boa verdade, nunca regulou muito bem da cabeça. Agora, que se vê cada vez mais isolado dentro do próprio partido, anda à procura de culpados por tudo o que é sítio. Anda a ver se consegue fugir às suas responsabilidades. E não enxerga que a culpa pela desgraça que nos atingiu a todos — e a ele inclusive — é dele e só dele.
Teve a faca e o queijo na mão para fazer tudo certo mas, embriagado pelo poder (ridículo numa ilhota destas), optou por fazer batota.

A. João Soares disse...

Caro Fernando Vouga,

Estava à espera deste seu comentário por vir na mesma óptica de outros anteriores.

Não há pessoas perfeitas e ele, embora de vez em quando diga umas coisas aceitáveis e com conteúdo seguro, na generalidade servem apenas para nossa reflexão e procura de alguma ideia aproveitável, ou até merecedora de aplauso. Mas, mesmo nos melhores trechos, dão muito trabalho a procurar algo de válido. Servem para mantermos os neurónios de forma a não enferrujarem.
Abraço
João

Mentiroso disse...

À parte a questão do bicho-da-madeira, a austeridade usada como a conhecemos, reprimindo o desenvolvimento, não é uma solução, não importa o que os seus adeptos digam, mas um caminho para atingir um alvo. Por mais voltas que se dêem, ninguém pode afirmar que a Troika tenha proibido o desenvolvimento.

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,

Com intenções discutíveis e mal explicadas, a vida dos portugueses tem piorado desde que este Governo tomou posse, e as notícias mais recentes «prometem» que em 2014 tudo irá piorar.

A «periferia social» piorou e piorará, enquanto os detentores de salários e pensões dourados continuam em almofadas de luxo. A «burocracia exagerada», fonte de corrupção e de negócios ilícitos, continua intocável; a Justiça continua sem ser aplicada a todos os portugueses, independentemente de serem política ou ocupantes de cargos públicos; a distribuição do PIB enferma de grave «injustiça social»; as leis continuam a ser mal feitas:
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2527152
http://economico.sapo.pt/noticias/comecam-a-ser-demasiadas-leis-mal-feitas_161807.html
http://economico.sapo.pt/noticias/custo-das-leis-mal-feitas-dava-para-pagar-salarios-dos-deputados_161341.html
http://www.publico.pt/politica/noticia/portas-acusa-governo-de-fazer-leis-mal-feitas-e-responsabilizar-cavaco-1342409
http://www1.ionline.pt/conteudo/43372-leis-mal-feitas-custam-75-mil-milhoes-ao-pais
etc, etc

Como se vai sair da crise? É certo que o povo mal esclarecido continua a ir VOTAR, como se verá nas autárquicas, mas acabará por despertar e depois o que se espera? como a Síria, Como o Egipto, Como a Líbia, Como o Iraque, Como o Afeganistão?

Receio muito que o previsível rastilho possa funcionar a breve prazo, com perdas de vidas e de património, com agravamento e do atraso e da pobreza dos portugueses.

Oxalá haja um milagre que ilumine a mente dos responsáveis pelo País.

Abraço
João

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

Concordo consigo, ninguém é perfeito. Só que a criatura exagera na imperfeição!

Mentiroso disse...

Pensava não voltar a este post, mas queria que reconhecesse que concordo plenamente com a sua análise. A prova é que tudo aquilo que aponta já o escrevi há uns bons anos e pode encontrar-se no seu sítio inicial. Daí que o que tão bem aponta não é de agora e este governo apenas o agravou; o que era mau é agora péssimo devido <à medidas tomadas e leis estúpidas e mal feitas. Senão, veja:

[Burocracia] Democracia, política e civismo
http://www.leaopelado.org/estado.htm#dempolciv

[Leis estúpidas e funcionamento da] Justiça
http://www.leaopelado.org/estado.htm#just
http://www.leaopelado.org/estado.htm#dempolciv

[A «periferia social»] Os cinco pilares da democracia
http://www.leaopelado.org/estado.htm#democr

São provas de que o que mal vem de bem longe e está gora a ser exageradamente agravado. Por isso que nada do que se passa hoje é de admirar. Tudo isto era de esperar em qualquer ponto do caminho que se tomou. De espantar mortos é que ninguém o tenha visto até agora.

E ainda, a sua previsão para 2014 e até muito depois, também a pode encontrar retomada há cerca de dois anos e com detalhes que se irão todos verificar. Estúpidos cegos apodaram-me de partidismo, mas só não vê quem não quer ou por ser atrasado mental, e aqui está o porquê dos outros europeus há uns anos nos tomarem tão acertadamente. Como muito bem citou num seu e-mail, de Bolívar; «Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição.»

A. João Soares disse...

O mal vem de longe, desde Abril de 1974.

Em relação ao maior mal do nosso sistema, alinhavei há pouco, para um post esta frase, com que certamente o amigo concordará:

E a principal doença do sistema que o corrói é aquela que o experiente Rui Machete apodou de «podridão dos hábitos políticos» e que se conjuga com «corrupção» e «tráfico de influências», com «boys» (das jotas ou não)a ocupar lugares aparentemente inofensivos e, depois, por efeito de trocas de simpatias e de favores sobem na carreira política, conseguem bons part-time (ou full-time) em empresas ou instituições nacionais ou estrangeiras, normalmente com negócios com o Estado, onde usam os seus conhecimentos na administração pública. Um governante ou director de serviço público poderá chamá-lo novamente a um alto cargo que ocupa sem perder a ligação de «amizade» ao patrão que serviu e serve na privada e esta promiscuidade de interesses continua sem escrúpulos, ao ponto de na AR grande parte dos deputados se encontra em tal situação e só por milagres muito extraordinário, conseguirão em momento crítico esquecer o amigo exterior.

Enquanto os corruptos, com o seu objectivo de enriquecimento elevado, atingido rapidamente e por qualquer forma, nada melhora e os parasitas serão um bando pouco numeroso que saltam continuamente entre o público e o privado na promiscuidade mais descarada. E como falta coragem para os dispensar, a obesidade aumenta para dar «emprego» a outros «boys» amigos.

Abraço
João

Mentiroso disse...

Tudo isso se explica por não terem qualquer controlo por um povo que não é soberano.