domingo, 18 de novembro de 2007

Luz – Poesia de José Amaral

LUZ

Naquele quintal,
encavalitado entre as casas
De uma aldeia beirã,
há dois diospireiros.

O verde das folhas
há muito
que se tornou avermelhado
e caiu.

Agora o alaranjado
Dos diospiros
Ilumina
- como o sol –
aquele pobre e triste aldeia
de gentes velhas,
trajadas de negro.

NOTA. Transcrito do livro «Outonalidades» de José Amaral, amigo bloguista do ad litteram , a quem felicito pela sua obra literária já constante em três livros e outro textos publicados.
Além de um retrato da sociedade de uma aldeia do interior desprezado do nosso País, este poema constitui uma imagem interessante do Outono, das ressonâncias luminosas da cor predominante desta estação – símbolo da beleza do amadurecimento em que é enfatizada a sabedoria acumulada durante uma existência. Nesta região beirã, os vinhedos e pomares apresentam-nos, à luz do dia e ao entardecer, os reflexos barrocos do ouro enriquecedor da Natureza.
Mas, por outro lado, caro Amaral, a perfeita integração da cor do diospiro na ambiência das folhas laranja faz pensar também na obediência incondicional e acomodada do funcionalismo público, em que as ameaças do género da que vitimou o professor Charrua são uma constante, mais ou menos velada, a ter em conta, as quais constituem um travação à inovação e à produtividade voluntariosa.
Tudo nas realidades da vida pode suscitar reflexões do tipo «prós e contras».

3 comentários:

Anónimo disse...

Bonito o poema.

A poesia pode levar-nos a várias interpretações...

Levo o avrmelhado e o laranja para outros campos, diferentes politicamente, que se calhar mergulharam a árvore no outono a caminho do inverno.

Parabéns

A. João Soares disse...

Caro Mário Relvas,
Todos os caminhos vão dar a Roma. E todos de lá partem para vários destinos!!!
Um abraço

Amaral disse...

João
Não me ficaria bem a mim estar aqui a elogiar este meu "filho literário". Outros o farão. Por isso, não faço comentários ao poema, nem leituras do mesmo ou de comentários de outras pessoas.
Espero que tenha gostado do livro.E, se me permite, aproveito para divulgar que o livro se encontra espalhado por muitas livrarias do país; pode també se adquirido através da Papiro Editora ou da distribuidora a ela associada (http://www.livrosnet.com).
Abraço