quinta-feira, 22 de maio de 2008

Bombeiros bem ou mal equipados?

Há poucos dia o Sr. MAI, com muita pompa e circunstância e o seu habitual «entusiasmo», afirmava que, este ano, os fogos florestais não iriam levar a melhor, não iriam ficar a rir da dificuldades dos bombeiros, no confronto com os «soldados da paz», e anunciava que estes foram dotados com mais meios modernos.

O povo bem intencionado, de brandos costumes, muito crédulo nas palavras dos senhores governantes, ficou mais tranquilo e convencido de que os grandes fogos de anos anteriores, foram coisa do passado. Mas já nesses anos ouvira iguais promessas e não viu melhoras significativas.

Mas, como balde de água fria, antes que os fogos anulassem a ilusão criada pelo Sr. ministro, caiu agora a notícia «bombeiros sem equipamento» no jornal gratuito Metro. Segundo ela, o comandante distrital de operações de socorro de Lisboa, Elísio Oliveira, referiu no dia 20 as necessidades de equipamentos individuais dos bombeiros. Disse que existem carências de «materiais de protecção individual para combate a incêndios urbanos, e sistemas de respiração». Curiosamente, o seu espírito de missão levou-o a dizer que, apesar disso, os bombeiros podem «responder a qualquer situação», mas certamente, com menor eficiência!

Depois de tais palavras, a governadora civil do distrito de Lisboa, Dalila Araújo, salta à estacada e garante que as corporações do distrito estão bem equipadas.

Perante isto, ficamos totalmente baralhados. Quem estará a falar verdade? Quem é tecnicamente mais credível para opinar sobre o assunto? O que concluir das palavras de Dalila a desmentir o comandante Elísio? Como reagirá este?

2 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

AMIGO A JOÃO SOARES:

Tudo me faz crer no Comandante!

Sabe, essa história do MAI, todos os anos, anunciar que este ano é que é, lembra-me certos presidentes de clubes que dizem exactamente o mesmo no princípio de uma época ou no final da anterior mal sucedida, mas depois verifica-se que nada é como dizem!

A acreditar no que propalam os nossos governantes, Portugal é um país em tons de rosa, viçoso e modernaço.
Sabemos bem que assim não é.

Um abraço para si.
Jorge P.G.

A. João Soares disse...

Caro Jorge,
Todos os anos, entre Fevereiro e Maio aparecem essas promessas de que nesse ano não há fogos! Pelo que não devemos dar muito crédito às promessas. Por outro lado os responsáveis pelas organizações não perdem oportunidade de fazer um choradinho, para terem um alibi quando a missão não é integralmente cumprida. A governadora fez o seu papel de se colocar ao lado da tutela a fim de garantir o «tacho dourado», mas tecnicamente deve saber zero do que são os equipamentos dos bombeiros. Nestas condições, se eu tivesse de escolher em quem mais creditar, apesar de tudo, iria para o comandante.
Quanto aos adjectivos «viçoso e modernaço» recordo que há pouos anos estávamos com a Irlanda no fim da Europa Ocidental, mas hoje a Irlanda é um exemplo de desenvolvimento e nós estamos isolados junto ao carro vassoura, muito afastados do penúltimo.
A constatação destes dados é o resultado da «avaliação do desempenho» dos governantes que temos tido nas últimas décadas, e continuaremos a ter....
Abraço
A. João Soares