sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Incompetência, irresponsabilidade e impunidade

A notícia do JN «Viaduto novo vai abaixo» poderá não ser rara, mas é um sinal do estado caótico a que Portugal chegou. O que os políticos do Estado e das autarquias brincam com os dinheiros públicos!!!

E anda um contribuinte a pagar impostos, com sucessivos apertos de cinto, para deparar com notícias como esta! Uma ponte sem saída vai ser demolida após oito anos de obras, com gasto de dois milhões de euros, e a demolição custa mais 100.000 euros!

Não é anedota. Segundo a notícia, a altura do viaduto do Forte foi mal calculada e não tem saída de um dos lados por embater numa serra! Começou a ser edificada em 2001, entre o Forte da Casa e a Póvoa de Santa Iria.

Onde estavam o Presidente da Câmara, os vereadores, os engenheiros, os mestres-de-obras, os capatazes, os fiscais, os demais serviços públicos ligados ao ambiente, às obras, ao urbanismo? Quais os motivos de todos fecharem os olhos e não gritarem «o rei vai nu»? Que interesses levaram as pessoas a não alertarem para o erro? Provavelmente não foi por incompetência ou por má intenção ou por medo!!! Algum interesse, eventualmente, se sobrepôs ao bom senso, à lógica à dedicação à função pública!

Recomenda-se a leitura da notícia

4 comentários:

Luísa disse...

Estimado A.João Soares,
em cada municipio deste "cantinho verde, à beira-mar plantado, chamado Portugal", há uma ponte cuja ligação desconectou em qualquer ponto...
Obras que revelam o estado da gestão de qualquer autarquia e da falta de respeito pelo dinheiro, que afinal, é de todos nós.

Ana disse...

Caro João:
Vi, esta noite, no Jornal da Noite da TVI, a reportagem ao vivo e a cores.
E custa um bocado a acreditar!
Houve um caso semelhante em Aveiro e que foi dado a conhecer no "Nós por Cá", da SIC.
Se calhar haverá outros exemplos, simultâneamente tristes e caricatos, da leveza com que são gastos os impostos tantas vezes pagos com sacrifício.
Os senhores fazem as plantinhas no gabinete e nem se incomodam a ir ao local verificar se "servem".

Maravilhoso país este, com Alices ou sem elas.

Abraço

A. João Soares disse...

Cara Luísa,
A incompetência, a irresponsabilidade, a falta de ética, a ausência de avaliação do desempenho e de fiscalização honesta, dão como resultado estes desperdícios dos nossos dinheiros.
Merecem todos um voto em branco.
Um abraço
A. João Soares

A. João Soares disse...

Cara Ana,
Vai longe a época dos descobrimentos em que os portugueses sabiam planear com rigor e deram boas lições ao mundo. Hoje somos uma nojeira. Merecem todos um voto em branco, já que a Justiça não lhes toca, não lhes exige responsabilidade pelos seu erros. Imoralidade, desonestidade impune.
Um abraço
A. João Soares