sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Justiça britânica não teme os poderosos

Detido suspeito de envolvimento em fraude de 45 milhões
JN, 13 de Fevereiro de 2009

A polícia britânica anunciou quinta-feira que deteve um corretor da City de Londres por suspeita de branqueamento de dinheiro no âmbito de uma investigação a uma fraude que envolve 45 milhões de euros, refere a imprensa.

O suspeito, um homem de 60 anos com domicílio no condado de Essex, no sudeste de Inglaterra, foi detido segunda-feira pela polícia no âmbito de uma investigação à GFX, Capital Markets, uma empresa de corretagem que cessou actividade recentemente, indicou uma porta-voz da polícia da City.

Este corretor é suspeito de "branqueamento de dinheiro" e foi libertado posteriormente, depois de ter pago uma caução, precisou a porta-voz, que afirmou que a fraude era "importante" mas sobre a qual recusou dar mais pormenores.

Segundo o jornal The Times, que não cita fontes, a fraude envolverá 40 milhões de libras (45 milhões de euros) e basear-se-á num esquema piramidal.

Caso se confirmem estes dados, esta será a maior fraude no Reino Unido desde o início da actual crise financeira.

A polícia da City, que opera exclusivamente no bairro financeiro de Londres e é especializada na luta contra o crime económico, apelou aos investidores da GFX para entrarem em contacto.

NOTA: E por cá? Por cá os colarinhos brancos são uns anjos de virtude, nunca pecam. Vejam-se os casos Freeport, Vale da Rosa, Cova da Beira e outros de quem a Comunicação Social se vai fazendo eco, timidamente.

Sem comentários: