quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A «ética» dos políticos

Ao escolher este título generalizador, não quero deixar de fazer uma ressalva para os eventuais políticos que sejam excepção à interpretação dada por esta líder partidária ao «ponto de vista ético». Refiro-me ao artigo que transcrevo de Manuel António Pina.

Não me custa aceitar que haja eventuais excepções, mas à cautela continuo na minha de que ninguém provou merecer o meu voto, e agora muito menos. Se a minha preferência era para o voto branco, agora perante a organização de apoio ao voto nulo já existente, acho que a união faz a força e, por outro lado, dou razão à amiga Isabel que me alertava de que, com a falta de ética oficialmente comprovada, um boletim em branco é facilmente transformado por um dedicado militante no escrutínio em voto pelo seu partido. Para estas coisas, os políticos não são arrogantes e jogam com a sua «ética» da forma que mais beneficiar os seus «boys».

Um governo prometedor
JN. 090813 Por Manuel António Pina

Um putativo governo da dra. Ferreira Leite promete:

- nas Finanças, a gerir os impostos, António Preto, pronunciado por crimes de fraude fiscal e falsificação, delfim da líder e imposto por ela como deputado;

- na Habitação e Obras Públicas, Helena Lopes da Costa, arguida por crimes relacionados com a atribuição irregular de casas enquanto vereadora, igualmente imposta pela líder;

- na Saúde, o cunhado cirurgião vascular do dito António Preto, que lhe engessou o braço no dia em que ele devia sujeitar-se a uma perícia na PJ para apurar se falsificara ou não documentos;

e na Justiça, a própria Ferreira Leite que, após ter assegurado aos pacóvios eleitores que a acusação contra Preto "não tem pés nem cabeça", justifica agora o facto de o meter na AR por não querer "antecipar-se à justiça".

Entretanto, aproveitou a deixa para ir condenando antecipadamente Lopes da Mota, até ver não acusado criminalmente de coisa nenhuma.

Diz a dra. Ferreira Leite: "Eu não tomo atitudes que considero incorrectas do ponto de vista ético". O problema é justamente o do que ela considera correcto do ponto de vista ético.

Sem comentários: