quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Maus exemplos de democracia

Ou o mundo corre para um suicídio colectivo, ou a democracia está agonizante. Os políticos orientam as suas atitudes mais pelos interesses pessoais e dos seus partidos do que pelos superiores interesses nacionais e da própria humanidade. A notícia vinda da Austrália «Senado impede lei do Governo que visava reduzir efeito de estufa» é chocante, mas esta impressão é agravada quando se lê o fundamento de tal decisão.

Com efeito, o Governo propôs legislação visando diminuir a emissão de gases com efeito de estufa no país. O seu plano visava a aplicação de uma taxa em 2011 sobre as indústrias com emissão de carbono e também a limitação geral da poluição.

Como se expunha no post Globalização e Ecologia, não seria de esperar que a proposta do Governo fosse rejeitada. Mas o Senado é controlado pela oposição e, acima dos interesses da humanidade, é colocada a sua intenção de dificultar a vida ao Governo, com todos os custos que daí possam advir para o mundo! As propostas foram rejeitadas por 42 votos contra 32.

É com intenção de haver mais apartidarismo nestas questões de grande interesse para o País e para a humanidade que aqui foi sugerido um Código de bem governar que incite à união nas decisões de supremo interesse para a Nação e para o Mundo.

Sem comentários: